Espetáculo de dança Othello – O Mouro do Mundo em cartaz no TUCB

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Militão Produções Artísticas e Cine Arts, apresentará, no dia 30 de maio/2017, às 20h, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), o espetáculo de dança contemporânea Othello – O Mouro do Mundo, dirigido pelo bailarino e coreógrafo Elísio Pita.

Baseado numa das obras mais célebres de William Shakespeare, Othello – O Mouro do Mundo é um espetáculo de dança negra contemporânea/teatro físico, que se utiliza de elementos da simbologia da dança dos orixás, da capoeira, da dança moderna e de outros elementos da ancestralidade africana, unindo várias linguagens artísticas: artes cênicas, artes visuais, dança, vídeo e projeções que compõem a ambientação no espetáculo para trazer a fusão dos mais diversos sentimentos antagônicos existentes.

A montagem reconstrói a figura do herói Otello, que, sendo mouro em conquista das terras estrangeiras, foi alvo de intrigas, xenofobia, racismo e inveja, levando o corajoso e apaixonado guerreiro a matar sua esposa, motivado pelo ciúme doentio despertado nele, o qual revela a fragilidade do personagem.

A adaptação coreográfica de um dos clássicos da dramaturgia mundial mistura épocas e propõe um olhar negro, urbano, contemporâneo e brasileiro para esse drama de caráter universal.

A tarefa de encarar a grandeza do personagem e da obra shakespeariana conta com a experiência do bailarino e coreógrafo Elísio Pitta, 60 anos, reconhecido internacionalmente. Ele integrou, por exemplo, o Balé do Século XX, criado por Maurice Béjart (Bélgica) e a companhia de Alvin Ailey (EUA). Atuou também em grandes grupos de dança no Canadá, na Inglaterra, na Argentina, no Peru e no Haiti, além de nos próprios EUA. “Contar esta história, hoje, se configura num desafio magnífico”, define o artista, que, há anos, acalenta este projeto. vencedor do Prêmio Klauss Vianna em 2012 e em 2015,.

“Aliamos traços da dança negra contemporânea, da capoeira, da dança moderna e de rua e do balé clássico, a soma de tudo que sou e somos, costurados pela simbologia da dança dos orixás. Vamos buscar momentos emblemáticos nessa história que ainda povoa nossas cidades e está na pele de homens e mulheres que matam seus amantes”, contextualiza Elísio.

Um espetáculo que revela as correntes subliminares do comportamento e das relações humanas dentro de um jogo coreográfico cuja valorização se manifesta na plasticidade das cenas e no corpo do seu interprete que é abastecido de diversas experiências, seja no campo pessoal, seja no campo artístico. Uma versão inédita de Otello à Brasileira.

O espetáculo é de origem baiana e foi contemplado pelo Prêmio Klauss Vianna para Montagens em 2013, estreando na Sala do Coro do Teatro Castro Alves e, em seguida, participou de festivais na Europa, em Portugal (Almada e Lisboa), na Inglaterra (Londres, Manchester, Liverpool)e na Escócia (Edimburgo).

O espetáculo vem em turnê inédita, circulando por quatro capitais da Região Norte do Brasil. Começou por Tocantins, seguindo para Belém, depois Macapá e encerrando em Manaus.

Oficina - Haverá, também, no mesmo dia, às 17 horas, na ETDUFPA, a realização da  "Oficina de Investigação do Movimento Dança Negra Contemporânea", ministrada pelo professor, bailarino e coreógrafo Elísio Pita, baseada na Técnica Horton de Dança Moderna, proporcionando uma vivência em Dança Negra, partindo de suas raízes africanas como fonte de inspiração, ao mesmo tempo em que faz uma releitura dos movimentos e símbolos apresentados em combinação com uma técnica de Dança Moderna e sua transposição para a contemporaneidade.

Técnica de dança "Horton" - É uma técnica baseada inteiramente em exercícios corretivos, utilizando o conhecimento da anatomia humana, com o objetivo de compensar deficiências físicas e preparar o dançarino para os mais variados estilos de dança. Essa técnica engloba movimentos básicos que governam as ações do corpo, combinados com o conhecimento da origem do movimento e do senso de design artístico. A técnica Horton é uma das mais importantes técnicas codificadas de dança, tem a reputação de tonificar, alongar e fortalecer o corpo humano em preparação para o seu uso como instrumento de expressão. Notadamente, o bailarino e coreógrafo americano Alvin Ailey utilizou-a e desenvolveu adaptando-a para o treinamento dos seus próprios bailarinos, transformando-a numa importante técnica de renome, eficiência e beleza estética, largamente difundida na América do Norte e com inserção em várias companhias, pelo mundo afora.

Esta atividade será exclusivamente voltada para alunos de dança, dançarinos e profissionais de dança da ETDUFPA. Inscrições na ETDUFPA, com o professor Jaime Amaral, ou pelo celular (91) 98121.8946,

Espetáculo Othello – O Mouro do Mundo
Data: 30.5.17
Horário: 20h
O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D. Romualdo de Seixas, no Bairro Umarizal, em Belém/PA.

Entrada Franca!

Mais informações pelo telefone (91) 3249.0373.

Texto: Ana Castro : Ascom / TUCB

Publicado em: 29.05.2017 17:55