Cadastramento da meia passagem inicia-se nesta terça, 30

Os estudantes da graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Pará podem realizar o cadastramento à 1ª via das carteiras de meia passagem urbana. O cadastramento é feito pelo programa Passe Fácil, com início a partir desta terça-feira, 30 de Maio, até o final do ano. A 1ª via e a 2ª via são gratuitas e  o atendimento funciona no Mercado de São Bras de 8h da manhã às 4h da tarde.

Para ter direito à carteira, o estudante deve apresentar comprovante de residência com CEP do aluno ou de algum parentesco - conta de luz, água, cartão de loja, cartão de crédito etc; 1 foto 3x4 colorida, sem carimbos ou manchas; carteira de identidade; e comprovante de matrícula ou vínculo com a Universidade, todas com a versão original e cópia.

Para Bruno Cantanhede, calouro do curso de dança da UFPA a ansiedade é grande. Ele é natural da cidade de Imperatriz, no Maranhão, e veio morar em Belém para fazer o curso que tanto sonhava. “A carteirinha vai me ajudar muito até mesmo para poder pegar ônibus para os ensaios, por exemplo, já que tento fazer meus caminhos a pé para economizar. Com o dinheiro economizado posso investir em materiais da faculdade”, conta Bruno.

Direito veio de luta estudantil – Se engana quem pensa que o direito à meia-passagem sempre existiu. Durante a década de 80 e 90, milhares de estudantes foram pra rua reivindicar e lutar por seus direitos, inclusive os de mobilidade. De um lado existia o movimento estudantil e do outro empresários do setor de transportes e o Estado. Após várias manifestações, inclusive radicais, como ônibus incendiados, vidros quebrados e estudantes feridos, a meia passagem foi conquistada.

Para quem quiser tirar 3ª via ou posteriores a essa, já pode fazer o requerimento da carteirinha, sendo necessário o pagamento de 31 reais (o preço de 10 passagens inteiras). O atendimento funciona no Mercado de São Braz, na Praça Floriano Peixoto, de 8h às 16h.

• Serviço
Cadastramento para a 1ª via da meia passagem
Local: Mercado de São Bras, Praça Floriano Peixoto, S/N
Período: a partir do dia 30 de Maio
Mais informações, acesse aqui.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google