Aumenta número de projetos que concorrem a bolsas Pibic no SIGAA

A Diretoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (Propesp/UFPA) recebeu, este ano, mais de mil propostas de projetos de pesquisa, submetidas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibic). São duzentas propostas a mais em relação ao Edital de 2016, quando foram contabilizadas cerca de 800 solicitações de bolsas. Além do aumento no número de solicitações, a novidade no Edital deste ano foi o uso do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), para o cadastro das propostas de projetos, eliminando o trâmite do papel.

De acordo com a diretora de Pesquisa da Propesp, Germana Araújo Sales, embora o uso do novo sistema de submissão de propostas tenha provocado estranheza por parte de alguns professores, a compensação pela mudança será melhor valorizada a partir de 2018.

“No sistema antigo, o professor preenchia um formulário e uma planilha, na qual deveria constar a produção dos últimos cinco anos. A contabilização da produção do quinquênio e o preenchimento da planilha eram realizados todos os anos. Agora, esse trabalho de complementação dos anos anteriores ao último já foi feito. É reconhecido que houve um significativo trabalho para importar e validar o currículo, mas, a partir de 2018, cada pesquisador só terá que atualizar o último ano, tarefa esta que pode ser feita ao longo do ano, com a opção de importação de dados automaticamente”, enfatizou.

Para Germana Sales, a importância da submissão de propostas de projetos ao Pibic no SIGAA está em integrar o módulo Pesquisa ao módulo de Ensino, já usado na graduação. “O bolsista selecionado irá participar mais ativamente do processo, porque, para o orientador realizar seu cadastro, ele terá que aceitar a proposta, ficando documentado no sistema e, a partir de agora, vamos ter uma forma muito mais ágil, acessível e minuciosa para a verificação dos dados”.

Seleção das propostas – O processo de seleção das propostas de projetos consiste na avaliação da produção acadêmica dos docentes. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação vai divulgar, no início deste mês de junho, o resultado preliminar da pontuação dos docentes, emitido pelo Sistema. Em caso de discordância, haverá um prazo para recursos e o Sistema estará aberto para a retificação de dados no preenhcimento, importação e validação. O resultado final está previsto para sair até o dia 23 de junho.

Concessão de Bolsas Pibic - O Pibic tem como finalidade apoiar a criação e consolidação de grupos de pesquisa e qualificar o ensino de graduação na Universidade. Para o edital 2017, serão concedidas 974 bolsas, entre Iniciação Científica e Tecnológica, a graduandos que recebem orientação de coordenadores de projetos de pesquisa, selecionados para o programa.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 31.05.2017 18:00