Seminário celebra os sessenta anos da Universidade

Em continuidade às comemorações dos sessenta anos da Universidade Federal do Pará, o reitor Emmanuel Zagury Tourinho abriu, oficialmente, a programação do Seminário UFPA 60 anos, nesta segunda-feira, 29, na sala Marajó do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. O evento objetiva rememorar as histórias que marcaram as seis décadas da Universidade, bem como discutir a atuação institucional. Organizado pelos professores Regina Alves e Aldrin Figueiredo e pela coordenadora Editorial da ed.ufpa, Simone Neno, o Seminário UFPA 60 anos integra a programação da XXI Feira Pan-Amazônica do Livro, que ocorre até 4 de junho.

Também participaram da solenidade o vice-reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira da Silva, o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Edmar Tavares da Costa; o pró-reitor de Extensão, professor Nelson José de Souza Júnior; o pró-reitor de Relações Internacionais, professor Horácio Schneider; a procuradora Geral da UFPA, Fernanda Monte Santo, a diretora do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (Ciac), Julieta Jatahy; a diretora pro tempore da Editora da UFPA (ed.ufpa), Márcia Brito; a diretora de Pós-Graduação da Propesp, Iracilda Sampaio, a diretora de Pesquisa da Propesp, Germana Sales, o diretor do CEPS, Sanclayton Moreira, o chefe de Gabinete da Reitoria, Marcelo Galvão, professores e técnicos da Universidade e convidados.

Formação – O reitor Emmanuel Tourinho destacou que o seminário e o estande da ed.ufpa na Feira Pan-Amazônica do Livro celebram os sessenta anos da UFPA, ao mesmo tempo em que contribuem com o propósito da Feira de promover a cultura e a ciência paraenses. “As atividades da UFPA nesta Feira recuperam fatos da história da Instituição, a sua construção e a sua inserção no processo de desenvolvimento do Estado do Pará. Ao mesmo tempo, valorizam a sua diversidade e as suas realizações, informando às novas gerações os valores e compromissos que estão na sua origem”.

Site – A coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância (AEDi/UFPA), professora Maria Ataide Malcher, apresentou o hotsite UFPA 60 anos, que traz informações e registros dos sessenta anos da UFPA e das atividades alusivas à sua comemoração. Entre as funcionalidades do site, estão disponíveis para download a marca UFPA 60 anos e a programação oficial do aniversário da Universidade. Há, ainda, um espaço para a submissão de eventos das unidades que possam integrar a programação. “Este é um repositório para as memórias passadas e presentes”, afirmou a professora. “Ainda entrarão no ar o espaço ‘Minha UFPA’, em que o usuário poderá enviar uma mensagem para a Universidade, e uma Linha do Tempo, que vai destacar fatos importantes da nossa história.”

Conferência – Ainda como parte da cerimônia de abertura do Seminário UFPA 60 Anos, a pesquisadora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea/UFPA), professora Edna Maria Ramos de Castro, proferiu a conferência magna “A UFPA e o desenvolvimento da Amazônia”. Entre as características da Universidade, Edna Castro destacou a impossibilidade de refletir sobre o desenvolvimento da Amazônia sem refletir sobre a atuação da UFPA no ensino, na pesquisa e na extensão. “A Universidade honra a todos os que nela trabalham pelo trabalho coletivo que realiza por gerações”, disse.

“Também se deve destacar o trabalho de interiorização que  a UFPA desenvolve, no âmbito da graduação e da pós-graduação. Um trabalho que abrange todo o Estado do Pará. Talvez seja esta uma das maiores contribuições acadêmicas para o desenvolvimento da Amazônia: a capacidade de ramificação da Universidade, que fomenta e fermenta novos projetos, a exemplo das Universidades Federais do Oeste do Pará (Ufopa) e do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)”, comentou.

Edna Castro também refletiu sobre a capacidade de a universidade pública formar novos pesquisadores. No caso específico da Amazônia, os pesquisadores devem ser capazes de descolonizar o pensamento, isto é, de tensionar os conceitos e matrizes de pensamento formulados em outros ambientes, que não necessariamente se aplicam à realidade amazônica. “É preciso pensar a Amazônia dentro do contexto de uma sociedade moderna, com alto padrão de intervenção na democracia e na política”, concluiu.

Programação – Em continuidade da programação do Seminário na noite de segunda-feira, 29, foi realizada a Conferência “O Campus Universitário do Guamá: 60 Anos de Memória em Construção”, proferida pelo professor emérito e ex-vice-reitor da UFPA Alcyr Boris de Souza Meira. Alcyr Meira foi apresentado pela diretora do Museu da UFPA, professora Jussara Derenji.

Em sua conferência, o professor Alcyr narrou o processo de construção do Campus Universitário do Guamá, desde a aquisição do terreno até o desenvolvimento de soluções arquitetônicas e de engenharia que valorizassem a identidade amazônica da Instituição e possibilitassem a edificação das instalações necessárias ao seu pleno funcionamento em sua nova sede.

Até 1º de junho, estão previstas oito mesas no Seminário UFPA 60 anos. A programação completa pode ser acessada aqui.

Texto: Thaís Braga – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos e ed.ufpa