UFPA retoma programação das Quintais Culturais

A Universidade Federal do Pará em conjunto com o Instituto de Ciências da Arte (ICA) e a Escola de Música da UFPA (Emufpa) têm a honra de retomarem as programações das Quintas Culturais. E logo nesta quinta-feira, 1º junho, o evento traz à comunidade acadêmica a Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, com a regência do maestro Miguel Campos Neto. A apresentação, aberta ao público, ocorre às 17h, no Benedito Nunes.

Além do apoio da reitoria da UFPA – professores Emmanuel Tourinho e Gilmar Silva –, a programação possui a assistência dos professores Adriana Azulay e Joel Cardoso da Silva – diretora e diretor adjunto do ICA, respectivamenete –, dos professores Adalberto Teixeira e Carlos Pires – diretor e vice-diretor da Emufpa –, da professora Valéria Cristina Marques – coordenadora do curso de licenciatura em Música –, e do professor André Alves Gaby – coordenador dos Cursos Técnicos.

Projeto – A programação das Quintas Culturais ocorrerá uma vez por mês e pretende reunir toda a comunidade universitária em apresentações artística-culturais que integram diversas produções artísticas: do teatro à dança, do cinema à música, do regional ao clássico. É o que conta o professor Miguel de Santa Brígida Junior, da Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (DAC/Proex).

“Estamos preocupados em fazer atividades no Campus e usar novos espaços, promover a circulação das artes dentro da Universidade, seja dança, música, teatro e etc. Pretendemos levar as apresentações ao Mirante do Rio, à Faculdade de Artes Visuais, explorar o ambiente, a natureza do Campus da UFPA. Não apenas utilizar o palco tradicional, mas apresentarmos um novo conceito dentro das Quintas Culturais”, explica Miguel.

Retomada – “Por conta da ocupação, o projeto esteve parado esses últimos meses, porém estávamos pautando a volta dessa programação, além do lançamento do renovado Multicampiartes. Queremos convidar o Campus para essas atividades em que promovemos a circulação das diversas linguagens artísticas produzidas na academia.”

Objetivo – “Temos o objetivo de promover um exercício frequente de ações artísticas, também buscando realizar parcerias com Grupos de Pesquisas, grupos musicais, convidar pessoas do teatro, da dança, da música, interferir na rotina do Campus. Fazer com que os estudantes apreciem e se acostumem com a arte no seu dia a dia”, conta o professor Miguel.

Orquestra – Fundada em 2011, a Orquestra Sinfônica Altino Pimenta recebeu este nome em homenagem ao músico paraense Altino Pimenta, que enriqueceu o cenário musical do estado com suas composições. Atualmente, a orquestra da Emufpa conta com 70 músicos dentre alunos da Instituição e alguns convidados, e se dedica não somente em fazer concertos dos clássicos universais como também dá destaque para a produção musical paraense.

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Divulgação