Começam atividades da Semana do Meio Ambiente da UFPA

O dia 5 de junho foi escolhido como Dia Mundial do Meio Ambiente por ter sido a data de abertura do primeiro encontro da Cúpula de Meio Ambiente realizado pela ONU em Estocolmo, em 1972. Foi a primeira vez que os governos reconheceram a necessidade de tratar a poluição provocada pela indústria, agricultura, cidades, enfim, pelas atividades humanas.

Este ano, a Universidade Federal do Pará comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com uma extensa programação que se inicia nesta quinta-feira, dia 1º, e vai até 22 de junho. Em 2017, ao invés da divulgação de atividades isoladas, a Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Diretoria de Infraestrutura da Prefeitura da UFPA elaborou uma programação única. Uma intensão antiga de vários grupos ambientais da UFPA. Confira aqui a programação completa.

A CMA enviou um convite às diversas unidades acadêmicas na segunda quinzena de maio para que cada setor incluísse sua programação em um quadro único, compondo uma vasta programação dedicada às questões socioambientais e aberta à comunidade.

Espera-se com esta ação educativa, a ampliação da consciência socioambiental dos envolvidos no projeto e da comunidade universitária em geral, para a responsabilidade de todos com uma UFPA Sustentável nesses 60 Anos de fundação.

Programação diversificada - Serão 11 atividades coordenadas por cinco grupos ambientais de várias unidades acadêmicas e da Prefeitura da UFPA em diversos pontos da Cidade Universitária. As atividades serão realizadas ao longo do mês de junho. Entre eles estão o Grupo de Estudo em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM), Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade (GEMAS), Equipe do Espaço ITEC Cidadão, Coordenadoria de Meio Ambiente e de Projetos de Extensão.

Nesta quinta-feira, 1º de junho, o Reitor da UFPA, professor Emmanuel Zaguri Tourinho abre oficialmente as Comemoração da Semana do Meio Ambiente da UFPA e o III Encontro Paraense de Educação Ambiental.

As comemorações seguem nos Bosques do Espaço ITEC Cidadão com vasta programação (5 a 9 de junho) que constará de plantio de mudas, visitação de escolas, mutirão, oficinas, exposição e momento musical. Nos dias 2 e 5 de junho, XXVI Semana do Meio Ambiente: sustentabilidade ambiental em debate. No dia 7 de junho ocorre o I Seminário sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém: Diálogo com os Catadores.

A programação prossegue no dia 20 com um Bate Papo Sustentável, intitulado “Vamos falar de Coleta Seletiva”, que objetiva fazer uma reflexão acerca da temática focando uma abordagem socioambiental.

Nos dias 21 e 22 serão realizadas três oficinas para confecção de coletores a partir de reaproveitamento de materiais recicláveis. Terão como objetivo despertar nos participantes, a importância da prática da coleta seletiva e da compostagem, enfatizando o reaproveitamento de materiais recicláveis e da matéria orgânica, “desviando” parte dos resíduos gerados no nosso dia a dia, para destinos mais nobres.

As três oficinas são partes integrantes de dois projetos do Programa de Bolsas de Extensão (Pibex): “Separar para a Coleta Seletiva Solidária da UFPA: um gesto simples, uma atitude nobre”, da CMA  e “O uso da Compostagem como instrumento de Educação Ambiental na Cidade Universitária José da Silveira Netto”, da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Além das oficinas, será aberto um espaço para a participação de representantes de uma das cooperativas de catadores de materiais recicláveis, atendidas pela UFPA. A atividade constará de relato de suas experiências. A proximidade com a realidade dos catadores no seu cotidiano pode provocar uma mudança no “olhar” e no “pensar” dos envolvidos.

Serviço:
Semana de Meio Ambiental  da UFPA 2017
Confira aqui a  programação completa.
Fichas de Inscrição - Coordenadoria de Meio Ambiente:
• Bate Papo Sustentável e Oficina para confecção de Composteira Doméstica
• Oficinas de confecção de coletores a partir de baldes de margarina e de coletores a partir de caixas de papelão.

Texto: Divulgação

Publicado em: 31.05.2017 18:47