Estudante de Biblioteconomia lança obra na Feira Pan-Amazônica do Livro

A Jornalista e estudante do 3° semestre de Biblioteconomia na UFPA, Juliana Dias, lançou, na terça-feira, 30, o livro “A Belém das Mulheres” durante a Feira Pan-Amazônica do Livro. A obra, produto do TCC de Juliana em Jornalismo, escrito e defendido em 2015, constrói um sucinto retrato da cidade por meio do olhar das mulheres.

Mesclada com as impressões da autora, a obra contém traços marcantes da realidade paraense, valorizando a linguagem, a cultura, a memória e as peculiaridades de Belém. “A ideia de entrevistar mulheres surgiu com meu orientador, professor Antônio Carlos Pimentel. Agarrei a ideia e fui desenvolvendo. A composição como um todo foi uma experiência marcante na minha vida e, sem dúvida, coletiva. Eneida de Moraes, Amarílis Tupiassú foram inspirações fundamentais durante todo o projeto”, explica Juliana.

Novo curso - Juliana é apaixonada por livros e bibliotecas. Com o curso de jornalismo, a proximidade com a literatura aumentou ainda mais, despertando o desejo de trabalhar com livros e editoras. Por meio de pesquisas, ela verificou que, no curso de Biblioteconomia, existe uma disciplina chamada editoração. Assim, Juliana percebeu que seria importante aprender processos técnicos para poder mergulhar nessa área.

“A Faculdade de Biblioteconomia mudou minha forma de enxergar a profissão de bibliotecário, que sempre achei linda, e a perceber a importância da gestão da informação. E ainda me fez entender informações técnicas do meu próprio livro. O curso abre portas incríveis e permite que eu tenha vivências singulares. A UFPA me inspira a buscar sempre mais”, declara.

Financiamento - De acordo com Juliana, a produção do seu TCC, que originou o livro, foi financiada inteiramente por ela e pelos seus pais, desde as entrevistas até a impressão dos cinco primeiros livros para a defesa. Porem, a oportunidade de lançamento da obra, com uma tiragem de 500 exemplares, foi dada pela Imprensa Oficial do Estado. “Em 2016 reuni com eles para avaliação do projeto e recebi a resposta final no começo de 2017. Sou muito grata, poder lançar na Feira foi a realização de um sonho”,  destaca.

Futuro - Com a boa recepção do livro pelo público, Juliana pensa, em realizar logo outro projetos. “Eu tinha listado 30 temas para as crônicas, porém só consegui escrever 15. Ainda tenho outros na gaveta”, afirma.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 02.06.2017 17:55