UFPA e TRE-PA assinam acordo de cooperação técnico-científica

Na manhã desta sexta-feira (03), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) firmaram um Acordo de Cooperação Técnico-Científica, que deve estabelecer um regime de cooperação para a troca e o aprofundamento entre áreas de conhecimento afins, promovendo o intercâmbio científico e a realização de projetos conjuntos entre ambas instituições.
Participaram da cerimônia de assinatura do acordo a desembargadora Raimunda Noronha, presidente do TRE-PA; o desembargador João Maroja, vice-presidente, corregedor regional e diretor da Escola Judiciária Eleitoral; e o reitor Alex Bolonha Fiúza de Mello, da UFPA.
Entre os resultados imediatos  desta nova parceria, está o lançamento, previsto para o segundo semestre deste ano, do curso de Especialização em Direito Eleitoral da Escola Judiciária, vinculada ao TRE-PA.  “Somos a terceira Escola Judiciária que vai implantar no Brasil a especialização em direito eleitoral”, afirmou Maroja. O desembargador ressaltou também a importância da iniciativa para a melhoria do processo democrático brasileiro e para o aprimoramento desta área do direito, considerada “um universo um pouco fantasioso e desconhecido para nós”.
O acordo prevê ações comuns de colaboração nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão, através da realização de programas e projetos e de outras formas de cooperação, que devem ser negociadas pelas instituições no decorrer dos cinco anos de vigência do contrato. “A Justiça Eleitoral, portanto o Direito eleitoral, é um  pilar da democracia. Por isso, é muito importante conceder aos operadores do Direito um maior conhecimento de suas práticas profissionais”, anunciou a presidente do TRE-PA.
O reitor Alex Fiúza de Mello destacou o desafio das instituições em responderem às demandas da contemporaneidade, marcada pelas inúmeras transformações tecno-científicas e pela grande interdependência mundial. Ele destacou também a necessidade de se estender a nova parceria aos diversos campos do conhecimento, como o da Ciência Política, que acaba de aprovar na UFPA um novo curso de mestrado, voltado à temática da “democracia e representações sociais”, entre as linhas de pesquisa ofertadas.
“Temos de encarar de maneira profissional as demandas do nosso tempo. Este é um desafio imenso, sobretudo, para a universidade. Ou trabalhamos em rede ou corremos o risco de perder a importância e cair na obsolescência”, explicou.

Texto: Brenda Taketa (Assessoria de Comunicação Institucional)
Publicado em: 03.08.2007 13:20