ICSA promove o curso Programação Aplicada à Economia

Nas tardes de 5 a 12 de junho, o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), por meio da Faculdade de Economia, realiza o curso Programação Aplicada à Economia - Programação Básica com Octave,  coordenado pelo professor Hilder Farias. As aulas são voltadas para graduandos (a partir do 3º semestre) e graduados de Economia. Por meio da programação, visa-se fundamentar a lógica de programação e o uso da linguagem de computação numérica GNU OCTAVE3. As inscrições encerraram-se no dia 31 de maio.

Programação - As aulas ocorrerão às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h30, no Laboratório de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Economia. O curso totaliza 36 horas/aulas, ou 12 aulas, divididas em: Apresentação e introdução a Lógica de Programação; Introdução ao GNU OCTAVE; Estruturas Básicas e Variáveis Matriciais; Funções, Plotagem e Agentes. (Leia a programação completa aqui).

O conteúdo do curso será teórico e prático, com exposições e realização de tarefas no computador. Nos exercícios, será usada a linguagem de programação para a resolução de problemas das disciplinas básicas do curso de economia, como Microeconomia, Macroeconomia, Matemática, Econômica, Estatística e Econometria. (Leia mais do conteúdo programático aqui).

Objetivo - “O curso tem como objetivo familiarizar seus participantes com lógica de programação. Neste sentido, tem como objetivos específicos a apresentação de uma forma alternativa de construção de modelos econômicos, além de modelos matemáticos e estatísticos, presentes em larga escala no curso e nas Ciências Econômicas”, explica o coordenador.

Além disso, segundo Hilder, o curso também visa a “apresentação de um mundo novo de pesquisa, apresentando novos horizontes para os discentes que ainda sentem falta de algo na abordagem tradicional da teoria econômica.”

Importância - De acordo com o coordenador do curso, professor Hilder Farias, “o curso é importante para qualificar os discentes da graduação e pós-graduação em Economia, ao mesmo passo em que aproxima as atividades de pesquisa dos discentes que ainda não estão tão familiarizados com a prática acadêmica no curso.”

Para ele, o evento, mesmo que faça parte do Projeto de Nivelamento em Matemática e Estatística, ainda está ligado ao eixo de pesquisa da UFPA. Por isso, Hilder afirma que “esse seria, na verdade, o sentido do próprio curso: de aproximar o aluno a um meio de realizar pesquisa científica, com a Faculdade enquanto facilitadora.”

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 02.06.2017 18:00