Proex apoia o VII Encontro de Cordelistas da Amazônia, neste sábado, 3

Com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer, será realizado o VII Encontro de Cordelistas da Amazônia. O encontro ocorrerá neste sábado, dia 3 de junho, das 10h às 12h30, no Auditório Dalcídio Jurandir, na XXI Feira Pan-Amazônica do Livro. Com o tema “Literatura de cordel unindo Amazônia e Nação Nordestina: Herança das três grandes migrações em nossa região”, o evento contará com mesas de debates, palestras e com o lançamento do livro “Poeta não Tem Idade”, de Moraes Moreira.

Programação - A mesa de debate, discutindo a dinâmica da linguagem de cordel, será composta pelo autor Antonio Juraci Siqueira e pelo cordelista João de Castro e mediada por Cláudio Cardoso. Além disso, o professor Lourival Andrade, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e o artista Chico Pedrosa ministrarão palestras no evento. Para finalizar o ciclo de palestras, o autor Moraes Moreira lançará o livro “Poeta não Tem Idade”.

Objetivo - De acordo com o cordelista e organizador do evento, João de Castro, “O objetivo do encontro é, de fato, dinamizar uma política de preservação e construção dos nossos valores, principalmente os que estão mais distantes, em nossos interiores amazônicos: inúmeros cordelistas paraenses amazônicos”. O encontro, também, apresentará um viés educacional: “Estamos dinamizando também uma proposta didático pedagógica para trabalharmos o "Aprenda a fazer cordel", dentro das Escolas quer municipais ou estaduais”, conta o organizador.

Importância - Para João, o cordel tem uma relevância histórica , já que faz parte da história da Amazônia e do Nordeste. “Desde o início das implantações dos grandes Projetos na Amazônia, que demandou um fator migratório intenso de nordestinos e dentre muitos cordelistas natos”, explica o cordelista. Além disso, para ele, o local do evento também é importante: “A importância maior está neste momento ímpar, por ocasião da Feira Panamazônica do Livro, onde a nossa clientela já está automaticamente mobilizada.”

Apoio da UFPA - Criado por Vicente Sales, Juraci Siqueira e João de Castro, o encontro conta com o apoio da UFPA. E para João, esse apoio leva ao debate e disseminação do tema. “O apoio da UFPA, sem dúvidas, é indispensável e muito importante, pois conseguimos chegar com a discussão dentro das nossas academias universitárias, quer por meio das pós-graduações já inserem essa discussão, estamos dimensionando a proposta e temos alcançado bons resultados.”

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação