Psicoterapia e orientação em meios virtuais são temas de debate na UFPA

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) promove a partir desta segunda-feira, 5, até quarta,7 de junho, o I Colóquio sobre Psicoterapia Breve e Orientação em Meios Virtuais. O evento é uma iniciativa do  Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas (Nufen) e trará discussões acerca do uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na prestação de serviço psicológico na área clínica.

O I Colóquio objetiva inserir na graduação e pós-graduação em psicologia o debate sobre os serviços de orientação oferecidos pelos psicólogos com o uso de TICs, problematizando questões éticas, metodológicas e teóricas do ponto de vista da fenomenologia gestáltica. Também será discutida a formação do vínculo na psicoterapia, um critério indispensável para a prática clínica.

“Entende-se que clientes com demandas psicológicas como fobias, por exemplo, são beneficiados pela mediação tecnológica. As pesquisas sugerem que a inserção do serviço na atenção básica pode contribuir para reduzir essas demandas”, informa a professora doutora Adelma Pimentel, coordenadora do PPGP e do Nufen.

Pesquisa –   Desde o ano passado o Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas realiza a pesquisa Psicoterapia Breve Focal On-Line: Sentidos do Envelhecimento e da Depressão Vinculados a Exposição de Si nas Redes Sociais. A professora Adelma  comenta sobre a importância desse estudo pelo Nufen. “Iniciamos o trabalho em 2016 atendendo na Clínica Escola da UFPA. Atualmente, cinco clientes são atendidos por e-mail e vídeo conferência, com demandas de depressão”, explica.

Atendimento – Para prestar serviços em meios virtuais, o psicólogo deve observar alguns pontos como agir de maneira ética e respeitosa para com o cliente; receber selo de autorização do Conselho de Psicologia, para oferecer publicamente o serviço; não fazer propaganda em redes sociais e de sites, etc.. “Com a inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação, é possível ampliar o conceito de consultório e de consulta psicoterapêutica. Este é o debate que o colóquio abordará”, ressalta  Adelma.

Programação – Serão realizadas, respectivamente, nos dias 05, 06 e 07 as mesas-redondas “O Campo da Orientação em Meio Virtual”, “O Vínculo Psicoterapêutico na  Clínica Gestáltica por Chat de Texto” e “ A Solidariedade no Projeto Missão Contra a Fome”.  A programação prevê ainda a realização do curso Introdução a Fenomenologia, ministrado pelo professor doutor Tommy Akira Gotto, pesquisador da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e presidente fundador da Associação Brasileira de Psicologia Fenomenológica.

Inscrições - As inscrições para o colóquio estão abertas e deverão ser feitas presencialmente no Nufen, localizado no prédio principal do IFCH, em frente Faculdade de Psicologia, ou na Clínica Escola de Psicologia, no Campus Básico da UFPA.  A taxa de inscrição é dez reais e as vagas são restritas. O evento será realizado no período da tarde, das 14h às 17h, no Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Campus Guamá.

O Nufen – Desde 2002, o Nufen integra o PPGP. O Núcleo foi organizado pela professora Adelma Pimentel, sob orientação da pesquisadora Marília Ancona-Lopez, na PUC/SP,  visando sistematizar as atividades de ensino no Programa. A partir de 2014, o Nufen faz parte do Grupo de Psicologia e Fenomenologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), a qual tem vários representantes em universidades federais e estaduais.

Serviço:
I Colóquio sobre Psicoterapia Breve e Orientação em Meios Virtuais
Data: 05, 06 e 07 de junho
Horário: De 14h às 17h
Local: Auditório IFCH, UFPA, Campus Básico, Guamá
Inscrições presenciais na sala do Nufen, localizado em frente à Faculdade de Psicologia – IFCH/UFPA,  ou na Clínica Escola de Psicologia da UFPA.

Texto: Divulgação / IFCH
Foto: Reprodução / Google