Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA e Universidade de Cabo Verde lançam obras sobre segurança pública

A UFPA, em parceria com Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), lança o livro Métodos e Ações Nutricionais em Quilombos e mais quatro livros com o tema “segurança pública”, às 17h, desta segunda, 05 de junho de 2017, no Centro de Eventos Benedito Nunes. Os livros reúnem diversos artigos voltados a Segurança Pública no Pará, Amapá, Maranhão, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul, e nos países africanos Angola e Cabo Verde. O livro Métodos e Ações Nutricionais em Quilombos, resultado do Projeto de Extensão "Promoção da Saúde na Comunidade Quilombola Mangueiras – Ilha do Marajó, Pará”, explica como elaborar uma pesquisa na Ilha do Marajó em comunidades remanescentes de quilombos. O lançamento contará com venda de livros e sessão de autógrafos com os autores e organizadores.

Os lançamentos são apoiados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da UFPA, Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (Proex) e pelo Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação/Secretaria de Educação Superior (ProExt - MEC/SESu). Também recebem apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e do Laboratório de Sistema de Informação e Georreferencaiamento da UFPA (LASIG) e o Grupo de Estudos e Pesquisas Estatísticas e Computacionais da UFPA (GEPEC).

Segurança Pública - Composta por quatro livros individuais, a série reúne artigos de professores, orientandos e pesquisadores dos Programas de Pós-graduação em Segurança Pública (PPGSP) da UFPA e da Universidade de Cabo Verde. As obras são divididas em Segurança Pública: Gestão, Conflitos, Criminalidade e Tecnologia da Informação; Segurança Pública: Indicadores, Conflitos, Criminalidade e Tecnologia da Informação; Segurança Pública: Diagnóstico, Conflitos, Criminalidade e Tecnologia da Informação; Segurança e Defesa: Conflitos, Criminalidade e Tecnologia da Informação. Sendo este último fruto do I Congresso Internacional de Segurança e Defesa (CISD), realizado, também, em parceria da UFPA e com Uni-CV, em novembro de 2015.

Por isso, de acordo com o autor e organizador dos livros, professor Edson Ramos, as obras são importantes para “fomentar a pesquisa na área de segurança. Nós percebemos que não há muitas publicações relevantes sobre o tema, que é muito importante”. Deste modo, os livros são voltados para agentes de segurança pública e privada, alunos de graduação e pós-graduação em segurança pública e para quem procura soluções para os problemas da Segurança Pública.

Além de Edson Ramos, os organizadores dos livros são: Silvia Almeida, Clay Chagas, Adrilayne Araújo, Wilson Barp, Luis Cardoso, Jaime Souza, Silvia Canaan e Marcelo Galvão, todos professores do PPGSP/UFPA.

Métodos e Ações Nutricionais em Quilombos - Com o objetivo de orientar quem planeja fazer pesquisas nutricionais na região, o livro ajuda desde o planejamento da pesquisa até os resultados finais. Assim como a coletânea, o livro foi organizado por professores, pesquisadores, discentes de graduação e pós-graduação em Nutrição, Estatística e Ciências Sociais da UFPA e da Uni-CV.

A obra, além de explicar o decorrer da pesquisa, mostra a formação e a organização das comunidades quilombolas do Pará e da Ilha do Marajó. A pesquisa leva em consideração Indicadores Socioeconômicos, Sociodemográficos, de Saúde e Nutricionais da comunidade quilombola. Por isso, para o professor Edson Ramos, que também organizou o livro, a obra tem “a mesma importância de antes, sempre fomentar o conhecimento e a pesquisa.”

O livro tem como organizadores os professores Edson Ramos, Silvia Almeida e Adrilayne Araújo, mas também apresenta como organizadores Emanuele Lima e Amanda Franco-Arede, que são nutricionistas formadas pela UFPA, atualmente pós-graduandas em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia do ICS/UFPA; e Regiane Padilha, que era graduanda de Nutrição durante a organização da obra.

Parceria UFPA e Uni-CV - Não é a primeira vez que a UFPA se junta a Uni-CV, mas é a primeira vez que as instituições geram obras juntas. De acordo com o professor Edson, a parceria já tem sete anos. “Nós assinamos um contrato em 2010, junto com a AULP, e, desde então, já formamos duas turmas lá, em 2012 e 2013. Fizemos pesquisas voltadas para Segurança Pública lá também, estudando gangues.” Para ele, isso é mais um modo de fortalecer as pesquisas de forma internacional.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

Publicado em: 04.06.2017 19:31