Programa de Pós-Graduação em Física vive momento histórico
O dia 02 de junho de 2017 foi uma data histórica para o Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFísica) da UFPA. Após a defesa testemunhada por pessoas de diversas nacionalidades, foi concedido, simultaneamente, o título de Doutor em Física pela UFPA e pela Universidade de Uppsala, na Suécia, para Débora Carvalho de Melo Rodrigues, que havia concluído a Graduação (2010) e o Mestrado (2012) em Física pela UFPA. A defesa foi realizada no auditório do CTIC/UFPA e foi transmitida ao vivo para o Departamento de Física e Astronomia da Universidade de Uppsala.
A tese, intitulada "Electronic Structure and Atomistic Spin Dynamics of Nanostructured Materials" (em português "Estrutura Eletrônica e Dinâmica de Spin Atomístico de Materiais Nanoestruturados"), foi orientada na UFPA pela professora doutora Ângela Burlamaqui Klautau; e na Universidade de Uppsala, teve como orientadores os professores Olle Erikson, Manuel Pereiro e Anders Bergman.
A comissão associada à avaliação sueca foi composta, além dos orientadores, pelos professores doutores Mebarek Alouani (Universidade de Strassbourg, França), Rubem Sommer (CBPF), Helena Petrilli (USP), Roberto Bechara Muniz (UFF), Raquel Lizarraga (KTH Royal Institute of Technology, Suécia) e Ronny Knut (Universidade de Uppsala, Suécia).
No dia anterior à defesa, o PPGFísica aproveitou a presença das comissões para realizar o evento intitulado "Mini-Symposium on Nano-Magnetism", em cuja abertura também estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, Rômulo Angélica; e o pró-reitor de Relações Internacionais da UFPA, Horacio Schneider.
Para o coordenador do PPGFísica, Luís Crispino, "este foi uma acontecimento marcante na história da Física da Amazônia, pois, pela primeira vez foi concedido um título de Doutor em Física válido igualmente em uma Universidade Européia e em uma Universidade Amazônida". "Não sei se já houve um evento semelhante na UFPA, ou mesmo em toda a Amazônia", complementou Crispino.
De acordo com a orientadora brasileira, professora doutora Ângela Klautau, "a concessão deste doutorado duplo faz prova de que esta tese, orientada na UFPA, tem qualidade equivalente às orientadas na Universidade de Uppsala, o que nos permite grande satisfação."
Segundo Débora Rodrigues, autora da tese, "foi uma grande oportunidade concedida pela UFPA, com o apoio do governo brasileiro, assim como pela Universidade de Uppsala, que possibilitou o desenvolvimento de vários trabalhos publicados em revistas científicas internacionais de grande impacto".
O acordo que tornou possível a realização deste doutorado duplo foi assinado pelas duas instituições ainda na administração do professor Carlos Maneschy. Além deste, também foi assinado outro acordo que permitirá a concessão de mais um grau duplo a outro estudante do PPGFísica, também orientado na UFPA pela professora doutora Ângela Klautau.
Texto e fotos: Divulgação / PPGFísica
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária