Semana do meio ambiente em Ipixuna do Pará tem parceria entre UFPA, Prefeitura e Sebrae

A partir desta segunda-feira, 5, até sexta-feira, 10 de junho, a Prefeitura de Ipixuna do Pará, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e em parceria com a Comissão de Regularização Fundiária da Universidade Federal do Pará (CRF-UFPA) e o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), realiza a V Semana de Meio Ambiente do Município de Ipixuna do Pará em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A secretária municipal de Meio Ambiente, Patrícia Baía, informa que a semana terá como enfoque temático “Meio Ambiente, o direito de ter, dever de cuidar”, contando com a apresentação do Projeto Viva o Rio, realização de oficinas de reciclagem, exposição de trabalhos escolares, caminhadas ecológicas, plantios de mudas e a premiação dos melhores trabalhos escolares reciclados.

As atividades serão realizadas na sede do município e nos distritos de Canaã e Novo Horizonte, envolvendo a comunidade e motivando a democratização dos espaços públicos em defesa da harmonia entre desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza. A solenidade de abertura da Semana ocorrerá nesta segunda-feira, 5 de junho, às 16 horas, no Ginásio Irineu Rodrigues de Farias. Haverá a apresentação dos trabalhos realizados pelos servidores Elder Gomes e Ianna Farla, do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Sebrae - Nesta terça-feira, dia 6 de junho, a partir das 8 horas, no ginásio local, ocorrerá palestra sobre “A importância da cooperação com o meio ambiente para a melhoria da qualidade de vida da população”, a ser proferida pelo representante do Sebrae. Neste mesmo local, ocorrerão as oficinas sobre reciclagem e produção de sabão ecológico, que serão ministradas pelas servidoras Lenice Ramos e Jaqueline Paz, da Semma.

No dia 7 de junho, quarta-feira, entre 8 e 11 horas, no distrito de Novo Horizonte, Mozart Antonio e Joaquim Filho, da Semma, farão palestra no Bosque Novo Horizonte sobre a importância da área verde.  A partir das 17 horas, serão apresentados os projetos Viva o Rio, pela geóloga Thalita Brito, e Moradia Cidadã, por Myrian Cardoso, da CRF-UFPA. No dia 8 de junho, quinta-feira, a partir das 8 horas, haverá a limpeza e o plantio de mudas pelas equipes da Semma para a revitalização do bosquinho local.

Já no dia 9 de junho, no distrito de Canaã, a partir das 8 horas, no Galpão do Agricultor, haverá a apresentação sobre o Cadastro Ambiental Rural, uma ferramenta que auxilia a administração pública nos processos de regularização e monitoramento ambiental de propriedade e posses rurais. O tema será abordado por Jeanderson Bento, da Semma. Haverá estandes com orientações sobre pesca predatória, queima controlada, roça sem queima e licença ambiental, além de uma oficina sobre empreendedorismo no campo.

Projeto piloto – Encerrando a V Semana de Meio Ambiente, dia 10 junho, a partir das 7 horas, será realizado um mutirão de limpeza na beira do Rio Ipixuna. Na ocasião haverá a delimitação das áreas de proteção permanente, plantio de mudas, caminhada ecológica e a apresentação e premiação dos materiais ecológicos confeccionados pelos alunos das escolas da cidade. A premiação ocorrerá, a partir das 16 horas, na Praça da Bíblia.

Segundo Patrícia Baía, secretária de Meio Ambiente do município, a Prefeitura de Ipixuna do Pará dá mais um passo importante na construção de um corredor ambiental sustentável para o Rio Ipixuna, que é fundamental para a vida dos moradores e da cidade. “A semana contribui com o desenvolvimento de uma nova cultura junto à comunidade, incentivando-a a assumir o protagonismo na preservação e sustentabilidade dos espaços urbanos e rurais e no uso correto das riquezas naturais”, assinala a secretária.

Já conforme Myrian Cardoso, da CRF-UFPA, no dia 5 de junho, as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente completam 45 anos desde a sua instituição, em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. “A Prefeitura de Ipixuna, em parceria com o Sebrae e a UFPA, avançam na consolidação deste corredor sustentável do Rio Ipixuna como espaço de lazer, preservação e de integração social da comunidade, que terá, ainda, a presença ativa dos gestores das secretarias de Educação, Finanças, Obras e do Departamento de Terras Patrimoniais da cidade”, finaliza a coordenadora Técnica Operacional do Projeto Moradia Cidadã.

Texto: Kid Reis - Ascom-CRF-UFPA
Foto: Arquivo CRF-UFPA