Time Enactus UFPA recebe da Prefeitura de Belém o certificado Amigos do Verde

O Time Enactus UFPA recebeu da Prefeitura de Belém o certificado Amigos do Verde, na última sexta-feira, 02 de junho. A homenagem aconteceu durante a abertura da XIV Semana do Meio Ambiente que busca reconhecer o trabalho de profissionais e instituições que se destacam no cenário local por desenvolverem ações que contribuem com a qualidade ambiental e o desenvolvimento sustentável do Município de Belém.

A homenagem foi recebida pelo trabalho desenvolvido no Projeto Cíclica, que atua diretamente com os catadores da coleta seletiva de Belém.  Desde maio de 2015, o projeto busca o empoderamento dos catadores da ACCSB e ARAL, associações situadas no Centro de Triagem de Materiais Recicláveis. Para isso desenvolve ações de capacitação, saúde e ergonomia. Além disso, atua na ampliação dos pontos de coleta seletiva, gerando aumento de renda e qualidade de vida para os agentes ambientais, assim agregando valores e responsabilidade sócio-ambiental ao trabalho desenvolvido.

O Time Enactus UFPA surgiu em 2015, a partir da iniciativa da Agência de Inovação Tecnológica (Universitec), e hoje conta com mais de 40 universitários engajados em projetos de empreendedorismo social de diversos cursos da UFPA. Entre os Institutos estão o IG, ICSA, ITEC, ICEN, ICJ, ILC e ICB, essa multidisciplinariedade é fundamental para a gestão eficiente dos projetos desenvolvidos pelo time. Além disso, conta com o apoio da Universitec e da Academia de Empreendedorismo.

Atualmente, além do Projeto Cíclica, o time conta com mais três projetos que potencializam comunidades por meio da ação empreendedora: o Projeto Fiero que busca a ressignificação e o aumento de renda dos feirantes do Complexo de São Brás; o Projeto Costuraê, que visa a independência financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade social; e o Projeto Amana Katu, ainda em fase de implementação, trabalha no aproveitamento de água da chuva por comunidades de baixa renda sem acesso a água de qualidade.

Texto e foto: Divulgação / Time Enactus

Publicado em: 05.06.2017 18:00