Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA e Instituto Politécnico de Bragança assinam acordo de cooperação

A Universidade Federal do Pará e o Instituto Politécnico de Bragança assinaram acordo de cooperação visando a mobilidade de alunos e a parceria em atividades de pesquisa. O acordo foi assinado pelo Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, e pelo presidente do IPB, João Alberto Sobrinho Teixeira.  A cerimônia de assinatura ocorre  no último dia 25 de maio, em Bragança, Portugal. Os alunos da UFPA e do IPB interessados já podem se candidatar à realização de estágio de mobilidade na instituição parceira.
 
Dupla Titulação - Como desdobramento do acordo, a UFPA e o IPB estabelecerão um protocolo para que discentes de alguns cursos da UFPA possam também realizar o último ano da graduação no IPB, obtendo, ao final, o título de graduação pela UFPA e o título de mestrado pelo IPB, válido em toda a comunidade europeia. Isso será possível porque o sistema de formação na graduação no Brasil, em geral, compreende o que, na comunidade europeia, corresponde à graduação e ao mestrado.
 
Na cerimônia de assinatura do acordo, o Presidente do IPB, João Alberto Sobrinho Teixeira, saudou a cooperação com a UFPA. "Estamos estabelecendo um acordo que será bom para todos os envolvidos. Além da mobilidade de alunos, a colaboração na investigação será possível entre IPB e UFPA", afirmou o presidente do IPB.
 

Para o Reitor da UFPA, a cooperação com o IPB representa uma excelente oportunidade para fortalecer grupos de pesquisa e incrementar a formação na graduação. "Os alunos que participarem do intercâmbio com o IPB terão uma dupla vantagem, pois frequentarão uma instituição de excelente nível e poderão, ainda, receber o título de mestre concomitantemente à conclusão da graduação, se optarem pela realização do estágio no último ano do curso."
 
A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) será a responsável na UFPA pelo gerenciamento do intercâmbio com o IPB. Após a definição do protocolo para a dupla titulação, os alunos poderão obter informações sobre candidaturas junto à Prointer.

Texto e fotos: Divulgação / UFPA

Publicado em: 06.06.2017 18:00