Seminário discute a diversidade e pluralidade da agricultura na Amazônia.

O Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Biodiversidade, Sociedade e Educação na Amazônia (BioSE/CNPq), em parceria com o Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) AJURI, promovem o seminário "A diversidade do mundo rural na Amazônia". O evento ocorre na UFPA, entre os dias 7 e 9 de junho. O objetivo é discutir, a partir de uma abordagem interdisciplinar, as diversas questões que abarcam o mundo rural na Amazônia. São parceiros deste evento, ainda, os Programas de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (NCADR/UFPA) e Antropologia (IFCH/UFPA).

Segundo o diretor geral do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural da UFPA (NCADR), Flávio Barros, a importância do evento consiste em dar visibilidade à reflexão científica, produzida nas pesquisas dos alunos do núcleo, dialogando com os movimentos sociais. “Num momento em que organizações e povos tradicionais são afetados pela violência e retirada de direitos, é singular a discussão de temas e questões inerentes a estes povos. É importante permear toda essa complexidade de questões vinculadas ao mundo rural na Amazônia”, afirma.

Inscrições - O evento é direcionado para agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais. Será priorizado o diálogo de saberes entre acadêmicos e lideranças locais, que irão participar contando suas histórias e experiências vivenciadas nas comunidades, nos movimentos sociais, nas associações.

Além disso, o espaço é aberto à participação e às ideias de todos aqueles que se interessem e queiram contribuir com a construção do evento. As inscrições, ainda, estão abertas e os preços variam conforme a modalidade de inscrição. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário no site do seminário.

Programação - Estarão no centro das atenções temas como Agroecologia, Gênero e Sexualidade, Produção Familiar, Conflitos Socioambientais, Agrobiodiversidade e Soberania Alimentar, Artes e Religiosidades, Educação do Campo, dentre outros assuntos presentes nas vidas de indivíduos e comunidades que dependem da agricultura familiar.

Serão palestras, rodas de conversa, mesas-redondas, com mestres egressos da Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas e grupos de trabalho coordenados por professores e professoras junto aos estudantes de graduação e pós-graduação.
Além desses momentos, o seminário será permeado por sessões de arte, exposição de pinturas em aquarela, venda de produtos artesanais das comunidades, lançamentos de livros, venda de produtos orgânicos entre outras atividades.

Confira aqui a programação completa.

Serviço:
Seminário "A diversidade do mundo rural na Amazônia".
Data: de 7 a 9 de junho de 2017
Local: O evento será no Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural da UFPA (NCADR) e no auditório do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA (ICB).
Mais informações no site do evento.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 06.06.2017 18:00