Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Eventos revelam o “mistério do Wilson” na Universidade

Quem anda pelos corredores da UFPA, provavelmente já se deparou com cartazes escritos ‘Wilson se sente pressionado com as tarefas do seu curso, ‘Wilson almoça no RU’, ‘Wilson gasta muitoi dinheiro com xerox’, entre outros. Muita gente ficou curiosa pra saber quem era o Wilson e, nesta terça, o mistério foi revelado em um evento organizado em dois pontos da universidade: o Espaço de Ensino Mirante do Rio e o Restaurante Universitário do campus Profissional.

O Wilson, na verdade, não é uma única pessoa. Ele foi um personagem criado com o intuito de representar os estudantes e tudo o que eles passam na vida acadêmica. “O Wilson é uma personificação de todos os universitários. Somos nós”, conta Emilia Coelho, estudante de medicina e participante do grupo Cru Campus, idealizador da campanha.

De acordo com ela, a escolha do nome Wilson se deu de maneira aleatória, mas, se efetivou após uma brincadeira com um dos membros do grupo que realmente se chama Wilson. “Eu me chamo Wilson e estava brincando que vivo dormindo na aula, então acabou que ficou esse nome mesmo”, explica o estudante de química industrial Wilson Jefferson.

O objetivo da campanha era convidar os alunos a participarem do grupo e conhecerem outros ‘Wilsons’, ou seja, outras pessoas que também passam pelas mesmas dificuldades da vida de um universitário.

O estudante de comunicação social Vagner Mendes foi um dos muitos alunos que se identificaram com as situações mostradas nas plaquinhas. Segundo ele, isso aconteceu, pois são situações que os estudantes normalmente passam. “Isso faz com que a gente se identifique. É como se me olhasse no espelho e falasse: também passo por esses problemas, então eu também sou um Wilson”, afirma.

A repercussão da campanha surpreendeu até mesmo os organizadores do grupo. “As pessoas se identificaram de imediato e postavam fotos com as plaquinhas do Wilson. A gente não imaginava que a campanha teria uma repercussão tão grande”, conta Wilson Jefferson.

O estudante de química industrial também revela que os idealizadores da campanha ficavam felizes quando outros alunos interagiam com a campanha e escreviam respostas nos próprios cartazes. “Isso confirma que os alunos estavam se identificando”, comemora.

O grupo idealizador da campanha realiza reuniões semanais e busca oferecer apoio aos alunos para enfrentar a rotina acadêmica. “A campanha também serviu para isso: para expandir o nosso convívio com os outros alunos”, afirma Wilson Jefferson.

Texto: João Pedro Bittencourt – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação

Publicado em: 06.06.2017 17:00