Consórcio com empresa paraense vence licitação internacional

O consórcio Educatech, formado pela empresa paraense MDI (Mundo Digital Interativo) junto com a editora paulista Letra e Ponto, venceu a licitação do projeto Rio de Excelência, que é uma parceria entre o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e a prefeitura do Rio de Janeiro. Agora, eles irão desenvolver uma plataforma educacional destinada aos professores da rede da Secretaria Municipal de Educação da capital carioca.

A seleção - A parceria entre as duas empresas aconteceu da melhor forma possível, enquanto o MDI entrou com a tecnologia, a editora colaborou com o conteúdo. O processo seletivo contou com trinta empresas e foi dividido em duas fases. Na primeira, foi analisado o histórico das companhias e o trabalho já desenvolvidos por elas. Para a segunda etapa passaram apenas seis concorrentes, sendo uma da América do Norte, uma da Europa, uma de Minas Gerais, duas do Rio de Janeiro e o Consórcio Educatech.

A segunda fase consistiu em escrever um projeto detalhado das ideias do produto. Este seguiu o padrão de seleção usado pelo Banco Mundial em todos os países. Os documentos tinham que obedecer rígidas normas técnicas do PMI (Project Management Institute) e do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers). O nível de detalhamento exigido de cada uma das etapas, bem como das tecnologias usadas, foi muito alto. No entanto, em maio deste ano saiu o resultado, e a Educatech foi a vencedora e no período de doze meses desenvolverá o trabalho.

“Foi diagnosticada pelo Banco Mundial a necessidade de investimentos em uma plataforma EAD que usasse o que há de mais sofisticado em tecnologia, para atender os professores da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, nas áreas de gestão escolar, gestão acadêmica, ensino de matemática, ensino de língua portuguesa e educação especial. Dentre as tecnologias colocadas como necessárias para a plataforma e para os cursos estavam o uso da tendência mais forte verificada atualmente no mercado mundial, ou seja, a aplicação intensa de simuladores e de jogos de computador”, afirma Manoel Sena, um dos sócios do MDI.

O Projeto - Ao todo, o projeto desenvolverá cinco cursos: um voltado para diretores e diretores adjuntos de escolas; um para coordenadores pedagógicos de escolas; um para preparação de professores para o ensino de matemática; outro para o ensino de língua portuguesa e, por fim, um curso de preparação de professores para lidar com alunos do ensino especial. Cada curso vai contar com 3 simuladores e 2 jogos de computador, totalizando o desenvolvimento de 15 simuladores e 10 jogos. Além disso, o consórcio será responsável por treinar 80 professores tutores, que serão responsáveis pelos processos de EAD.

Histórico - O MDI nasceu em 2011 com a intenção de contribuir para a solução dos problemas de aprendizado dos jovens na área de Ciências Exatas e Naturais, usando ferramentas de simulação computacional. Ela começou a sua jornada com o desenvolvimento de laboratórios de Matemática, Física e Química em sistemas de nivelamento para estudantes que iniciavam cursos de Engenharia. Hoje em dia, disponibiliza simuladores com tecnologia WebGL, que rodam em computadores desktop e dispositivos móveis, com realidade virtual 3D e com Exercícios Interativos. O Mundo Digital Interativo também possui aplicativos disponíveis na Google Play nas áreas de Ciências para Crianças, Ensino Médio e Engenharia.

Instalada no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT-Guamá), a empresa foi graduada pelo Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT), da Agência de Tecnologia da UFPA, a Universitec, no início de 2016. “A Universitec foi fundamental em abrir portas para a empresa, em fornecer consultoria e acompanhamento contínuo nos processos de gestão, além de treinamentos específicos nas áreas de marketing digital e de design. Além do mais, o ambiente de cooperação tecnológica que as empresas incubadas compartilham ficou marcado no DNA do MDI”, comenta Manoel Sena.

Para acessar o conteúdo da empresa você pode clicar nos seguintes Links:
Plataforma YouinLab.
Página facebook