GGEOTUR realiza palestra sobre Edifícios conventuais na Belém colonial
O Grupo de Pesquisa em Geografia do Turismo (GGEOTUR) realiza, nesta quinta-feira, 8, a palestra “Edifícios conventuais na Belém colonial: espaços de sociabilidade e desenvolvimento urbano”. O evento, ministrado pela professora Maria Adelina Amorim, da Universidade de Lisboa, discute discute as edificações sacras em Belém (conventos, mosteiros, hospícios, irmandades religiosas, igrejas, capelas e outras), ao longo século XVII, destacando os impactos no ensino, urbanismo e cultura da cidade. Não são necessárias inscrições prévias.
Além disso, a palestra discute o crescimento de Belém a partir dessas casas religiosas, situadas em locais estratégicos da cidade, por meio da análise de documentos históricos, manuscritos e impressos. São analisados os movimentos de crescimento e expansão do centro da cidade para as periferias, e de criação de novos núcleos urbanos distantes da Cidade Velha, atualmente integrados na malha urbana..
Para a professora Maria Adelina Amorim, a palestra é importante para os moradores de Belém conhecerem mais sobre o crescimento da cidade e os eixos de desenvolvimento urbanístico a partir dos espaços conventuais. "Muitas pessoas, por exemplo, talvez não saibam que o espaço São José Liberto era um antigo hospício/convento franciscano. A palestra insere-se na história da cidade, do crescimento populacional, dos centros conventuais como espaços de sociabilidade e de cultura. O evento tanto serve a estudantes e academicos em geral, como a qualquer cidadão de Belém que deseje conhecer um pouco melhor o seu lugar".
Sobre a palestrante - Maria Adelina Amorim possui Pós-Doutorado em História pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É Doutora em História e Cultura do Brasil pela Universidade de Lisboa e Mestrado em História e Cultura do Brasil pela Faculdade de Letras de Lisboa. É docente universitária e pesquisadora integrada no Centro de História da Universidade de Lisboa. Tem realizado e organizado conferências em instituições de Portugal, Espanha, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Goa e Macau, tendo diversos textos publicados em revistas nacionais e internacionais sobre História e Cultura do Brasil, História Atlântica, Literatura de Viagens, Lusofonia, entre outras áreas académicas, e publicações literárias.
Serviço:
Palestra “Edifícios conventuais na Belém colonial: espaços de sociabilidade e desenvolvimento urbano”.
Data: Quinta-feira, 8 de junho de 2017.
Local: Auditório do IFCH – Campus Guamá
Hora: 15h
Não são necessárias inscrições
Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária