DCE da UFPA viaja para o Congresso da União Nacional dos Estudantes

Para representar o corpo estudantil da Universidade Federal do Pará, oitenta e seis participantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) viajarão para o Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE), em Belo Horizonte. Os alunos sairão no sábado, 10, em dois ônibus fornecidos pela Pró-reitoria de Extensão (Proex). O Congresso será realizado de 14 a 18 de junho e contará com a participação de milhares de alunos, de universidades públicas e privadas, para debater questões políticas, educacionais, sociais entre outras, e eleger a nova direção da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Importância - Para Gabriela Nascimento, Coordenadora Geral do DCE, o evento vai além de discussõesacadêmicas : “A importância é que os alunos da UFPA vão estar em um espaço onde podem não só discutir, mas também agregar ao cenário político, educacional e cultural brasileiro. O grande diferencial deste Congresso é que não é ele fomenta a formação política, social, educacional, cultural dos estudantes”. Segundo ela, o Congresso é um espaço onde as Universidades aprendem umas com as outras. “É uma troca de experiências”, descreve.

Objetivos - De acordo com Gabriela, o DCE da UFPA já tem planos do que debater no Congresso: “Nós, como DCE, queremos fomentar mais políticas públicas em torno da cultura, debater sobre assistência estudantil para alunas gestantes da Universidade, entender se é possível conseguir um acompanhamento domiciliar para essas mães e/ou creches para a Instituição, além de saber como programas como PET, PIBID, PIBEX, PIBIC tem fomentado pesquisa nas universidades. É também um espaço para debatermos sobre ensino a distância, precarização e a luta por qualidade de ensino, Base Nacional Curricular Comum-BNCC, reforma do ensino médio, PEC 55, Plano Nacional de Educação-PNE e financiamento de educação pública e outros tantos assuntos. Nós queremos saber como as coisas funcionam em outras Universidades, e também mostrar o que a nossa tem”. Essa perspectiva de troca é o que mais anima a coordenadora. Para ela, as expectativas “são as melhores, a gente quer trazer ideias novas e exportar o que temos de melhor.”

CONUNE -  Os quatro dias de Congresso, são divididos em dois: nos dois primeiros, ocorrem mesas-redondas e palestras; e os últimos dois são voltados para a votação - secreta e direta - da nova diretoria da UNE. O penúltimo dia, separa, por meio de crachás levantados na plateia, chapas que, no dia 18, serão eleitas pelos estudantes de todo o Brasil. Esses participantes - chamados de delegados - são eleitos de forma direta, na  proporção de um delegado para cada mil alunos por Instituição. Assim, os 86 delegados da UFPA tem a responsabilidade de representar o restante dos discentes da Universidade.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo/Ascom-UFPA