Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Tribunal de Justiça do Pará e UFPA assinam termo de cooperação

Em sua participação na 1ª Semana Nacional de Arquivos, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), assinou, no último dia 7 de junho, o termo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Bragança, no projeto de extensão “Preservação documental e organização do acervo do Fórum de Bragança”.
 
O evento é organizado pelo Arquivo Nacional em conjunto com a Fundação Casa de Rui Barbosa e conta com a participação de várias instituições em ações como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, dentre outras.
 
No Pará, além da parceria com o Tribunal, a Faculdade de História da UFPA também assinou convênio com a Fundação Nacional do Índio (Funai) para oficializar o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Estudos Interculturais Pará-Maranhão (Geipam) com a documentação do acervo do Museu do Índio.
 
Representando o TJPA, a juíza diretora do Fórum de Bragança, Danielle Abreu, assinou o termo de cooperação técnica juntamente com o pró-reitor de Extensão, da UFPA, Nelson José de Souza Júnior.
 
Participaram do evento, além da magistrada Danielle Abreu e do pró-reitor de extensão da UFPA, Edmar Tavares da Costa; o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA; a diretora da Faculdade de História da UFPA, professora Roseane Pinto; o coordenador do campus da UFPA de Bragança, Sebastião Rodrigues; o secretário de educação de Bragança, Luís Augusto Santa Brígida Soares; a chefe do arquivo de Belém, Leiliane Rabelo; e o índio Piná Tembé, representante da comunidade indígena Tembé.
 
Todos os presentes ressaltaram a importância da assinatura dos termos de cooperação para a preservação da memória e da cultura do município de Bragança e de suas comunidades.
 
Na mesma oportunidade foi lançado o documentário “Les Tembé”, produzido pela Rataf Association (França) em parceria com a Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança, que retrata aspectos da vida cotidiana dos Tembé, povo indígena que habita as margens dos rios Guamá e Gurupi, no nordeste paraense. Ao final do documentário, os indígenas fizeram uma apresentação com dança e música Tembé.
 
Texto e foto: Divulgação / TJPA
Publicado em: 09.06.2017 17:55