Curso de Cinema e Tribunal Regional do Trabalho lançam Cineclube

O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará e o Tribunal Regional do Trabalho Pará e Amapá lançam, nesta terça-feira, 13 de junho, o Cineclube TRT8/UFPA.  A sessão de abertura é com o filme Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert, às 8h30, no auditório da sede do TRT, na Praça Brasil, em Belém. O lançamento do cineclube ocorre durante a 2ª Semana Nacional da Aprendizagem, evento que visa conscientizar empresas sobre a contratação de jovens na qualidade de menor aprendiz, conforme rege a legislação trabalhista.

O Cineclube TRT8/UFPA é um projeto de extensão  coordenado pela professora mestre Angela Gomes, do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, e a execução é uma parceria com a Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem, do TRT 8ª Região, coordenada pela desembargadora Maria Zuíla Dutra e pela juíza Vanilza Malcher.  Inicialmente, o projeto tem como público-alvo os dois mil estudantes, de 14 a 21 anos, alunos de escolas públicas de Belém e Região Metropolitana, participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem, executado pela Comissão. Servidores de ambas as instituições também podem participar.

Visão crítica - O objetivo do cineclube é contribuir para a formação da visão crítica sobre a sociedade, além de ser mais um espaço de exercício da prática cineclubista, importante na formação de público e plateia para o cinema nacional e a arte cinematográfica em si.  De acordo com dados do TRT, no Pará, existem mais de 200 mil crianças e adolescentes trabalhando em condições desfavoráveis à sua formação e ao desenvolvimento pleno e, neste sentido, “o cinema tem o potencial e a capacidade de informar, refletir, questionar, compartilhar visões de mundo, instigar a reflexão e a análise crítica de questões da atualidade. Tudo isso contribui para a formação da visão do indivíduo, tornando-o mais consciente e crítico sobre o seu meio, a sua realidade”, afirma a professora Angela Gomes, coordenadora do projeto.

Temáticas - O foco do cineclube são os filmes brasileiros, incluindo os paraenses, cuja temática se relacionem a Direitos Humanos, à Cidadania e à Justiça, entre outros temas. A maior parte dos filmes a serem exibidos faz parte do acervo do curso de Cinema e Audiovisual, adquiridos na Agencia Nacional de Cinema (Ancine), a Programadora Brasil do Ministério da Cultura, além de doações dos próprios cineastas. O crítico de cinema e presidente da Associação de Críticos de Cinema Paraense, Marco Antônio Moreira, é convidado para participar do debate desta primeira sessão.

Que Horas Ela Volta– O filme da cineasta Anna Muylaert foi escolhido para o lançamento do cineclube por tratar de várias questões que envolvem o trabalho doméstico no Brasil. Conta a história de Val (Regina Cazé), que, depois de deixar a filha no interior de Pernambuco, passa 13 anos como babá em uma família de classe média, em São Paulo. Ela recebe um telefonema da filha, Jéssica, que quer apoio para vir à capital para prestar vestibular. A vinda da filha é apoiada pelos patrões, porém a personalidade autêntica dela torna a convivência difícil. No meio deles, dividida entre a sala e a cozinha, Val terá que achar um novo modo de vida.

Serviço:
Lançamento Cineclube TRT8 / UFPA
Data: 13/6/2017
Horário: 8h30
Local: TRT8 - Auditório Aloysio da Costa Chaves, Trav. D. Pedro I, 746 – Praça Brasil – Umarizal

Texto: Divulgação
Imagem: Reprodução / Google