Faculdade apoia IV Gincana Regional de Economia

O Conselho Regional de Economia (Corecon-PA/AP), juntamente com a Faculdade de Economia (Facecon), realizará a IV Gincana Regional de Economia e, em parceria com o Conselho Federal de Economia (Confecon), a premiação de monografias e dissertações. A competição ocorrerá às 9h dos dias 29 e 30 de junho, na Facecon, e as premiações apenas no mês seguinte. Até dia 15, graduandos em Ciências Econômicas de Instituições de Ensino Superior (IES) do Pará e do Amapá poderão se inscrever na gincana. Enquanto, para a premiação, bacharéis e mestres em Economia desses Estados podem fazer a inscrição até 30 de junho.

Inscrições - Na gincana, os competidores devem se inscrever em duplas na Secretaria da Faculdade de Economia. Para a premiação, concorrerão previamente os trabalhos (monografias e dissertações) apresentados em 2016 e com conceito Excelente. A IES, por meio de uma comissão interna, selecionará três trabalhos, que serão indicados ao Corecon-PA/AP para concorrer ao Prêmio de Monografia “Professor Armando Corrêa Pinto” e ao Prêmio de Dissertações.

Programação da Gincana - “A competição vai se dar por meio de jogos simulados em sistema multimídia, com elementos de Política Econômica, Macroeconomia, Conhecimentos de Economia em Geral e Mercado Financeiro com ênfase na questão cambial, estimulando os participantes ao aprofundamento no estudo das mencionadas disciplinas”, explica o diretor da Facecon, professor José Nazareno Araujo. Por esse motivo, as atividades serão realizadas em laboratórios da Facecon. No entanto, por ainda estar com inscrições abertas, as salas e a programação oferecida ainda serão confirmadas, por meio do site do Conselho.

Objetivo - A gincana visa estimular o conhecimento prático e a interação entre os graduandos das IES. Enquanto a premiação - dividida em Prêmio de Dissertação de Mestrado 2017; Prêmio de Monografia de Especialização 2017; e Prêmio de Monografia Professor Armando Corrêa Pinto 2017 - busca valorizar o trabalho dos formandos. Além de estimular a participação e de recompensar o esforço dos participantes, o diretor aponta outros objetivos: "Estimular a integração entre as Instituições de Ensino de Ciências Econômicas e seus alunos de Economia com o Corecon; desenvolver e aplicar os conceitos, conciliando a prática com a teoria; possibilitar aos participantes uma simulação na administração restrita de variáveis macroeconômicas; proporcionar envolvimento dos estudantes de Economia com as atividades do Conselho.”

Prêmios - Ao fim da gincana, somente uma dupla será vencedora e cada membro receberá R$300,00. Já na premiação, na categoria “Prêmio de Monografia Professor Armando Corrêa Pinto”, os primeiros três colocados recebem prêmios em dinheiro (de R$1,600,00 para o primeiro e R$700.00 para o terceiro colocado). Os vencedores das outras categorias ganham um diploma e divulgação no site institucional.

Importância - Para o professor José, a gincana é uma forma de exercitar o aprendizado dos discentes e promover a interação entre diferente IES. Ele afirma que a dinâmica “é uma atividade que, além de testar conhecimentos adquiridos específicos da área no ambiente acadêmico institucional, permite avaliar o grau de interação do discente com a realidade em que vive”. Em relação ao prêmio, o diretor declara que tem a importância de “permitir aos discentes participantes que seus esforços sejam reconhecidos acadêmica e institucionalmente e, com isso, possibilitar uma projeção/destaque em seu processo de formação.”

Serviço:
IV Gincana Regional de Economia e Premiação de Monografias e Dissertações
Inscrições: até 15 de junho (Gincana) e até 30 de junho (Premiações)
Local: Faculdade de Economia - Campus Profissional UFPA - Guamá
Data e Hora: dias 29 e 30 de junho, às 9h (Gincana)
Mais informações pelo regulamento ou pelos números (91) 98322-3082 e 98903-7129.

Texto - Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 09.06.2017 18:00