Evento debate desafios e rumo do Sistema Único de Assistência Social

O grupo do Projeto de Pesquisa “Avaliando a Implementação do Sistema Único de Assistência Social na Região Norte e Nordeste: significado do SUAS para o enfrentamento à pobreza nas regiões mais pobres do Brasil” realiza o evento “A Proteção Social na Atual Conjuntura Brasileira: SUAS, Trabalhadoras/es e Usuárias/os”, às 9h30 desta terça-feira, 13, no auditório principal do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA).  O evento é aberto ao público e busca debater desafios e o rumo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com uma mesa-redonda e um painel, a programação ocorrerá de manhã e de tarde, até às 18h.

O debate é resultado de uma parceria com a Faculdade de Serviço Social (FAPSS), o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) e com o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) /Pará-1ª Região.

Programação - Às 9h30, a mesa-redonda “Projetos Políticos, Trajetórias e Estratégias: A Política de Assistência Social entre o Partido e o Estado” - com a cientista política de São Paulo, doutora Kellen Alves Guitierres, e as professoras Sandra Cruz e Daniella Castilho - discutirá a mobilização social na consolidação da Política de Assistência Social nas décadas de 80 e 90. De tarde, às 14h30, o painel “SUAS: A Interlocução entre Sujeitos da Execução, do Movimento e da Pesquisa” explicará as avaliações dos pesquisadores, dos trabalhadores e dos usuários do Sistema. A exposição será apresentada pela professora Maria Nascimento, pelo professor Reinaldo Pontes e por representantes do Fórum dos Trabalhadores do SUAS e do Fórum dos Usuários do SUAS.

Objetivo -  De acordo com o professor Reinaldo Pontes, coordenador do Projeto de Pesquisa “Avaliando a Implementação do Sistema Único de Assistência Social na Região Norte e Nordeste: significado do SUAS para o enfrentamento à pobreza nas regiões mais pobres do Brasil”, o evento visa “colocar em debate a Política de proteção social e seu futuro em meio aos desmontes neoliberais em curso. Além de apresentar resultados preliminares da pesquisa nacional em andamento, avaliando a implementação do SUAS nas Regiões Norte e Nordeste”.

Importância - Por causa desses debates sociopolíticos, a mesa e o painel têm grande importância, “Debater e denunciar a conjuntura política atual e o insidioso desmonte de direitos sociais, em particular, na área da assistência social. O que afeta diretamente os extratos mais pobres da sociedade”, explica o professor. Por isso ele espera “que os participantes saiam informados e alertados para a necessidade de ampliar o conhecimento e a luta para resistir ao desmonte dos direito sociais.”

Avaliando a Implementação do Sistema Único de Assistência Social na Região Norte e Nordeste - É um projeto dividido entre a UFPA e mais duas universidades: a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE).  De acordo com o coordenador, “a base empírica da pesquisa são 18 municípios distribuídos entre os Estados do Pará, Maranhão e Ceará, nos quais se desenvolveram pesquisas documental de campo, por meio das técnicas de grupo e focais, com técnicos, usuários e conselheiros municipais de assistência social, e entrevistas com gestores.” Segundo ele, os dados - já produzidos e em análise - serão publicados em livros e artigos científicos.

Serviço:
Data: 13 de junho
Local: Auditório principal do NAEA. Campus Profissional, UFPA-Guamá.
Aberto ao público.
Mais informações pelo número (91) 3201-8624