Instituições de ensino superior e de pesquisa assinam protocolo de cooperação

Representantes das universidades e de instituições de pesquisa no Estado do Pará assinaram, nesta terça-feira, dia 13, o Protocolo de Cooperação que estabelece ações conjuntas no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. O encontro ocorreu na sala de reuniões da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores Deliberativos da UFPA, no prédio da Reitoria, Campus Belém. O documento renova as parcerias entre as instituições, com a perspectiva de compartilhar experiências e buscar o crescimento acadêmico e científico no Estado.

A reunião foi aberta pelo reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, que fez uma breve apresentação do trabalho das instituições, desde a criação do Protocolo, em 2001. Inicialmente, o documento foi assinado apenas pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), pela Universidade Federal do Pará (UFPA), pelo Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), pela Universidade da Amazônia (Unama) e pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). A contar da renovação do Protocolo de Cooperação em 2017, passam a fazer parte a Embrapa, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), o Instituto Evandro Chagas (IEC), a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

De acordo com o reitor Emmanuel Tourinho, as instituições passarão a atuar em duas frentes de trabalho. “A primeira com iniciativas na área acadêmica e científica, conjugando esforços para favorecer o trabalho e o desenvolvimento das instituições. Em outra frente, iremos atuar em conjunto para buscar políticas públicas que favoreçam o incremento da atividade acadêmica e científica no nosso Estado e permitam o avanço qualitativo e maior integração das nossas instituições no ambiente internacional de pesquisa e desenvolvimento tecnológico”.

Durante a reunião, os participantes apresentaram suas considerações em relação ao documento. Com a necessidade de maior interação entre os parceiros, a reitora em exercício da Unama, professora Betânia Fidalgo, propôs que cada instituição fizesse uma apresentação de seu trabalho no âmbito da graduação e da pós-graduação. “É importante conhecermos melhor o que cada um faz até para encontrarmos essas interfaces de trabalho”, disse.

Outra sugestão apresentada foi a do vice-reitor do Cesupa, professor Sérgio Mendes, sobre a retomada de publicações de matérias sobre o trabalho acadêmico das instituições  em jornal de grande circulação no Estado. O Ciência em Ação foi uma experiência bem-sucedida, destinada à divulgação de projetos de ensino, pesquisa e extensão das IES que participavam do Protocolo encerrado em 2015.

Integrando o Protocolo desde a primeira assinatura, o representante do Cesupa, Sérgio Mendes, fez um balanço positivo dos resultados alcançados desde a cooperação.  “Quando fazemos ações em regime de cooperação, tudo sai melhor. Isso aconteceu com programas de pós-graduação, na época em que os MINTERs e os DINTERs estavam sendo muito estimulados pela Capes. Aconteceu em fóruns específicos para discutir ensino de graduação; com as ações de extensão, como o Igarapé Mata Fome, que foi um aprendizado para todos nós. Além de ações da pesquisa que frutificaram e fortaleceram com esse Protocolo e não custa lembrar da importância política que esse fórum tem. Recebemos os ministros da Educação e da Ciência e Tecnologia, que acenaram para um acordo que deu origem à rede Metrobel. Isso significou para todas as instituições um crescimento e um avanço na infraestrutura tecnológica que não conhecíamos antes”, declarou.

Para o diretor do Museu Emílio Goeldi, Nilson Gabas Junior, que participa do Acordo de Cooperação pela primeira vez, não há em outros Estados um nível de aliança estratégica como a formada por essas instituições. “Isto permite que as insituições integrantes do sistema paraense de ensino, pesquisa e extensão façam, de maneira unificada, o levantamento das suas necessidades e estabeleçam não apenas parceria mas também a busca pela melhoria no desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e de extensão no Estado do Pará”, destacou.

A reunião de assinatura do Protocolo de Cooperação também contou com a presença da reitora da Ufopa, Raimunda Nonata Monteiro; do reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro; do chefe da Embrapa, Adriano Venturieri; do vice-reitor da UEPA, Clay Chagas; do diretor do IEC, Pedro Vasconcelos; e do reitor do IFPA, Cláudio Alex da Rocha.

Fórum - O protocolo constitui-se de um fórum composto pelos representantes titulares de cada instituição participante. Tem vigência de cinco anos, prorrogáveis. Para esta gestão, foram escolhidos como presidente e vice-presidente do fórum o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, e o vice-reitor do Cesupa, Sérgio Mendes, respectivamente.

Como encaminhamento, os integrantes do protocolo definiram a realização de reuniões a cada dois meses. A próxima foi marcada para o dia 8 de agosto, no Campus da UFPA em Belém, quando serão discutidas as primeiras ações conjuntas. Já o segundo encontro ocorrerá no dia 30 de outubro, no Campus da Ufopa, em Santarém. A reunião de dezembro será definida no próximo encontro.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes