Proeg destaca importância do Enade 217

Estudantes concluintes de todas as engenharias da UFPA e mais 18 cursos devem participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) este ano. O Exame é responsável pela avaliação de aproveitamento dos graduandos concluintes, respeitando suas diretrizes curriculares. Este ano, a prova ocorrerá no dia 26 de novembro, às 13h30. Para mais detalhes, clique aqui.

Participantes – Para receber o diploma de conclusão do curso, todos os estudantes devem realizar o Exame, regulamentando sua situação no Histórico Escolar. “A participação da UFPA tem apresentado um crescente de qualidade, à medida que aumentou a adesão dos discentes ao plano e, com isso, o desempenho deles nesse processo avaliativo”, relata o pró-reitor de Ensino de Graduação, Edmar Costa. Acesse aqui a lista com o nome dos cursos que farão a prova.

Responsabilidade - O Exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Com os processos de Avaliação de Cursos de Graduação e a Avaliação Institucional, ele forma um tripé avaliativo que revela a qualidade dos cursos e das Instituições de Educação Superior de todo o Brasil.

Na UFPA, esses processos avaliativos são responsabilidade da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), que possui participação fundamental. “Há um planejamento que envolve alertas periódicos com instruções às subunidades e aos discentes sobre as etapas do Enade; preparação de material institucional de divulgação e realização de eventos de apoio às subunidades com vistas à divulgação das atividades relacionadas ao Exame para o corpo discente” assegura.

Importância - O resultado do Enade, aliado às respostas do Questionário do Estudante, cujo preenchimento precede o Exame, servem ao cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior: o Conceito Enade, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

As questões avaliam o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

“Os discentes que se preparam e fazem com que o curso seja bem avaliado passam a ser vistos no mercado de trabalho como egressos de uma graduação de qualidade. Para a Instituição, o êxito dos estudantes no Exame irá refletir, dentro de um conjunto maior de itens avaliados, na avaliação que o INEP faz dos cursos de graduação”, conclui Edmar Costa.

Texto: Assessoria de Comunicação da Proeg-UFPA

Publicado em: 14.06.2017 18:00