Sessão Solene da Câmara Federal homenageia os 60 anos da UFPA

Os 60 anos de fundação da Universidade Federal do Pará (UFPA) foram o tema da sessão solene ocorrida no último dia 14 de junho, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A realização do evento atendeu ao requerimento do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL). O evento contou com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; do pró-reitor de Administração, João Cauby de Almeida Júnior; do senador Paulo Rocha (PT); do deputado e ex-reitor da UFPA, Nilson Pinto (PSDB); do deputado Lúcio Vale; do deputado José Geraldo; do deputado Joaquim Passarinho; do secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições de Ensino Superior - Andifes, Gustavo Balduíno; do primeiro reitor eleito após a Ditadura Militar na Instituição, José Seixas Lourenço; e do ex-secretário de Educação de Belém Luiz Araújo.

Fundada em 2 de julho de 1957, pela Lei nº 3.191, sancionada pelo presidente Juscelino Kubitschek, a UFPA, presente hoje em 77 municípios e estruturada em 12 campi no Estado, abriga mais de 50 mil pessoas, entre estudantes, docentes e servidores, oferecendo cursos de graduação em 89 áreas de conhecimento, 81 cursos de mestrado e 40 de doutorado. A Universidade dispõe, ainda, de dois hospitais universitários, educação técnica e tecnológica, escola de aplicação com ensino fundamental e médio, e programas de educação de jovens e adultos, entre outras atividades de pesquisa e extensão.

Antes do evento, houve um café da manhã do reitor com a bancada federal para discutir emendas ao Orçamento Geral da União de 2018, em favor da UFPA. Na ocasião, o reitor também compartilhou com a bancada dados da atuação da UFPA nos municípios do Estado do Pará e ressaltou o interesse da população pela expansão das atividades da Universidade.

"O ranking das universidades públicas do País aponta que, ainda com as grandes dificuldades estruturais de um país desigual em termos regionais e sociais, a UFPA está entre as três grandes universidades federais que disputam a liderança em trabalhos de pesquisa e número de alunos e de professores, com a UFRJ e a UFMG, a despeito da UFPA ser mãe de outras duas universidades (Unifesspa e Ufopa)", declarou Edmilson, durante a sessão.

Edmilson falou, também, do vínculo afetivo com a UFPA, na qual se graduou, inicialmente, como professor técnico e, depois, em Arquitetura e Urbanismo e, ainda, cursou Especialização em Planejamento de Áreas Amazônias e Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, ambos no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA). Ele também fez Doutorado em Geografia Humana pela USP.

Papel da Universidade - O reitor Emmanuel Tourinho agradeceu a homenagem prestada à Universidade, bem como a atenção da bancada parlamentar paraense com a UFPA, inclusive com emendas ao Orçamento da União, em favor da Instituição. O dirigente da Universidade alertou para as dificuldades atuais das universidades públicas e pediu a atenção das autoridades para a garantia da manutenção das Instituições Federais de Ensino Superior.

“Temos uma tarefa imperiosa de forjar conhecimento científico para um modelo de desenvolvimento que seja sustentável e inclusivo, que conserve nossas riquezas naturais e culturais, formando também recursos humanos de alto nível na graduação e na pós-graduação. Todavia o modelo de financiamento da ciência e da educação superior, vigente no País há décadas, não reserva à Amazônia condições equivalentes às das demais regiões. Ao contrário, penaliza-a com valores inferiores à sua participação nos indicadores populacionais e econômicos do País. Temos, ao mesmo tempo, os maiores desafios e os menores aportes de recursos. Produzir uma inflexão nessa matriz de financiamento federal requer um esforço continuado de articulação das universidades com lideranças políticas e acadêmicas”, destacou Tourinho.

“Com 60 anos, somos uma universidade jovem. Também por isso é necessário alertar para as dificuldades que a maioria das Universidades vive neste momento. A crise econômica e política no País afeta todas as instituições, mas as universidades definem o futuro da nação. Alguns países enfrentam a crise aumentando os investimentos em educação, ciência e tecnologia, enquanto o Brasil reduz esses investimentos e asfixia as instituições que se ocupam dessa missão, comprometendo a expansão experimentada nos últimos anos. O que está em risco não é apenas a manutenção das atividades regulares das universidades, mas o futuro da nação, a sua soberania, que, todos sabem, depende do domínio do conhecimento”, complementou o reitor.

Segundo Emmanuel Tourinho, pelos seus impactos na vida dos cidadãos de todas as classes, credos e origens, a universidade pública brasileira é, acima de tudo, parte indispensável de um projeto de sociedade baseado no tripé da ciência, da democracia e da inclusão. “É difícil pensar em algo mais valioso para a transformação de uma nação e é a esse projeto que a UFPA está integrada. Que as próximas décadas sejam de enriquecimento deste que é o mais bem-sucedido empreendimento humano e social para a construção de uma sociedade inclusiva e solidária na Amazônia. Vida longa à UFPA!”, finalizou.

Para acessar a íntegra da sessão de homenagem aos 60 anos da UFPA na câmara dos deputados, clique aqui.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações de Enize Vidigal, assessora de comunicação do deputado Edmilson Rodrigues

Publicado em: 19.06.2017 13:20