Revista Científica do IEMCI recebe conceito A2 da Capes

A Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), foi classificada com nota “A2” pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O conceito da revista, que publica artigos de pesquisa sobre Ensino de Ciências e Matemáticas, foi divulgado no dia 9 de junho.

Importância - De acordo com a professora e editora da revista, Terezinha Valim, “o conceito encontra-se no extrato topo da qualificação. A Amazônia saiu do extrato B2 para o A2, pois está indexada em várias bases. E isso é muito importante, porque é um reconhecimento da qualidade. Representa o nível das nossas publicações, que antes já era bom, mas agora está ainda melhor.”

Receber a nota representa muito para o IEMCI, mas, antes dessa avaliação, a revista foi equivocadamente conceituada como B2, ou seja, seria mantida o Qualis do quadriênio anterior. Segundo a editora, a Capes não havia levado em consideração algumas indexações, porém foi tudo resolvido rapidamente. “Depois que enviei e-mail à Coordenação da área explicando as novas bases de indexação da revista, ela [a coordenadora] respondeu ‘Beleza! Acho que vai dar para retificar!”, explica sorrindo. E, de fato, foi reavaliada a revista, agora com resultado justo.

Objetivo - O principal objetivo do periódico é “tornar visíveis resultados de pesquisas, o esforço de pesquisadores e pós-graduandos nossos e do Brasil inteiro”, afirma a professora. E esta tem sido a meta da revista desde sua criação, em 2004.

Histórico – Lançado o número 1 no I Congresso Norte/Nordeste de Ensino de Ciências e Matemática, realizado pelo então NPADC, a revista já passou por várias etapas: “Primeiro, a revista era impressa, depois, mudou para eletrônico, porque, hoje, todo mundo acessa. Antes, nós tínhamos que aproveitar os congressos para levar e distribuir, pois não havia recursos para os Correios. Foi uma época bastante dura”, brinca Terezinha.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação