Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Reitor da UFPA visita biblioteca Fran Paxeco

O reitor da Universidade Federal do Pará, professor Emmanuel Tourinho, visitou na terça-feira, 13 de junho, a Biblioteca Fran Paxeco, na sede social do Grêmio Literário e Recreativo Português. O reitor foi recebido pelo Presidente do Clube, Alírio Gonçalves, pelo Vice-Cônsul de Portugal em Belém, Francisco Neto Brandão, e por outros membros de instituições portuguesas em Belém.

A visita teve como objetivo aproximar ainda mais a Universidade da comunidade luso-brasileira no Pará, a partir da valorização da história e cultura portuguesas no ambiente acadêmico. Com os laços entre as Instituições mais fortes, alunos, professores e pesquisadores da UFPA e de instituições portuguesas, terão maiores possibilidades de integração e cooperação.

"O Grêmio Literário e Recreativo Português tem uma importante trajetória de contribuição para a nossa cultura, para a formação intelectual no Pará. Queremos desenvolver parcerias no estudo e na difusão da história e da cultura portuguesas, por meio de um conjunto amplo de atividades", destacou o reitor.

Também participaram da visita, Walter Borges, Arnaldo Abílio, Jorge Ferreira, José Guedes, Antonio Carreira, Francisco França, Reginaldo Ferreira, Helder Serra, Eduardo Marques, Amadeu Vidonho Junior, Joaquim Soares, Antonio Fernandes, José Carlos Mendes, Renato Pinto (representante do Centro Loriguense), Jorge Abraão e Ademar Tavares.

Biblioteca Fran Paxeco - Criada a partir da elaboração e legalização dos Estatutos Sociais, a Biblioteca Fran Paxeco começou recebendo livros de fora de Belém, devido à pequena circulação de livros na cidade. Como patrono da biblioteca, foi escolhido o nome sócio do clube Fran Paxeco, numa homenagem a sua participação nos círculos culturais de Belém do Pará e de São Luis do Maranhão.

Hoje, quem visitar a biblioteca vai encontrar obras únicas, como raros livros do poeta português Luis de Camões ou a obra “História de Portugal”. Segundo especialistas, a biblioteca é a terceira no Brasil em número de obras raras.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações do Grêmio Literário Recreativo Português
Foto: Divulgação

Publicado em: 20.06.2017 17:00