Entre outras questões, o I Encontro sobre Política Nacional irá discutir a criação dos Estados do Tapajós e Carajás

Nos dias 10 e 11 de agosto, a Universidade Federal do Pará promove, em Rondon do Pará, o I Encontro Sobre Político. Com o tema <<Discutindo o quadro da política nacional e a divisão territorial paraense: em debate a criação dos Estados do Carajás e do Tapajós>>, o encontro pretende abrir as discussões sobre os processos da Reforma Política Brasileira, partindo da região Sul e Sudeste do Pará.
   Segundo Manoel Alves, professor de sociologia da UFPA e membro da comissão organizadora do evento, a idéia é que o encontro ocorra também em outros campi e núcleos da universidade. É provável que, ainda este ano, Marabá e Parauapebas sejam os próximos cenários destas discussões sobre a Política Nacional.
   <<A universidade, por ser uma instituição pública e por ser produtora de conhecimento, é fundamental para subsidiar debates de natureza pública como a questão da divisão territorial do Estado. Ela não poderia se eximir de um debate dessa escala>>, afirma Alves.
   Realizado pelo Colegiado do Curso de Ciências Sociais do Núcleo da UFPA no município, o encontro será na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e reunirá discentes e docentes interessados nas questões étnico-culturais, políticas, econômicas, sociais e ambientais no plano local, regional e internacional.

por Iris Jatene (Asessoria de Comunicação Institucional da UFPA)
Publicado em: 09.08.2007 15:10