Depois de seis meses de discussões com lideranças e movimentos sociais de Belém, o projeto entregou certificado de participação a 38 alunos

O projeto Universidade Popular em Direitos Humanos (PUPDH), desenvolvido pelos cursos de Serviço Social e Direito da Universidade Federal do Pará, comemorou os resultados de seis meses de trabalho com entrega de certificado aos participantes do curso. A cerimônia de encerramento foi realizada nesta sexta-feira (9), no Setor de Recreação da UFPA (Vadião).
   O PUPDH é um projeto de extensão, desenvolvido em parceria com o Programa de Apoio à Reforma Urbana (PARU), por meio da Pró-reitoria de Extensão da UFPA. De acordo com a coordenadora do PUPDH, professora Sandra Helena Cruz, o objetivo do projeto foi dar apoio a lideranças comunitárias da Região Metropolitana de Belém (RMB). “A idéia do projeto está na formação e capacitação de lideranças comunitárias, para que elas possam fortalecer suas lutas e os movimentos sociais em que estão inseridos”, ressalta.
   No total, 38 participantes oriundos de movimentos sociais e lideranças comunitárias participaram do projeto, que teve carga horária de 180h. Sandra conta que o desenvolvimento do PUPDH se deu por meio de um curso realizado por professores dos cursos de Serviço Social e Direito da UFPA, no qual questões relacionadas a direitos humanos, cidadania e educação, foram abordadas. Além disso, com a ajuda de oficinas e seminários, foram discutidas diversas temáticas como políticas públicas e ações afirmativas, no intuito de debater as questões com os participantes do curso, que assistiram as aulas durante os fins de semana na UFPA.
   “O projeto primou pela prática em educação popular, tendo diversos debates mediados por professores da Universidade, buscando estimular o diálogo e a troca de experiências entre as diversas organizações sociais que participaram do projeto”, afirma Sandra Helena.  Para a professora Maria Elvira, do Centro Sócio-econômico, o projeto cumpriu com a sua função principal. ”O PUPDH é a prova de que a UFPA cumpre com seu papel social de instituição formadora de conhecimento para a sociedade”, afirmou.  Jéferson Santos, aluno do projeto e membro de movimentos sociais em Ananindeua, destacou a importância do PUPDH. “Através do projeto nós entramos em contato com diversos esclarecimentos que serão importantes para exercermos nossa cidadania e direitos de forma digna”, afirmou.
   Ao final da cerimônia, foi distribuída uma cartilha produzida pelos participantes do projeto, com o auxílio de professores e bolsistas. O PUPDH foi realizado de novembro de 2006 a maio de 2007 na UFPA.

por Bruno Magno/Foto: Mari Chiba (Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA)
Publicado em: 11.08.2007 00:09