PSS 2008: 60 mil candidatos buscam isenção

Encerrou nesta segunda-feira (13) o prazo para a entrega das solicitação da isenção da taxa de inscrição no Processo Seletivo Seriado (PSS) 2008, da Universidade Federal do Pará (UFPA).  Ao todo foram 60 mil formulários de solicitação distribuídos em Belém e no interior do Estado até a sexta-feira (10).
   Este ano, serão 12 mil alunos que poderão se inscrever no vestibular gratuitamente, representando um aumento de mais de 30% em relação ao número de isenções concedidas em anos anteriores. Desta forma, a UFPA é a instituição que oferece o maior número de taxas isentas em vestibulares.
   Segundo Luis Acácio Centeno, diretor do Departamento Apoio ao Vestibular (DAVES), dos 60 mil formulários distribuídos em todo o Estado, foram devolvidos cerca de 95%. No interior, foram distribuídos 20 mil formulários, um número acima das perspectivas do departamento. “O interior nos surpreendeu. Em municípios como Abaetetuba, por exemplo, tivemos que repor o número formulários, pois o número que enviamos não foi suficiente”, afirma Centeno.
   As isenções das taxas para o PSS 2008 foram destinadas apenas aos estudantes que concluíram ou vêm realizando todo o ensino médio em escola pública ou são contemplados com bolsa integral nas escolas particulares. Diferente dos anos anteriores, para receber o formulário de solicitação de isenção, o requerente precisava comprovar sua origem escolar para ter acesso ao formulário.

Seleção dos candidatos - Todos os formulários devolvidos serão analisados por uma equipe de avaliadores da UFPA. Aqueles que estiverem corretamente preenchidos, sem rasuras e com a documentação que satisfaça as exigências do Edital, formarão um banco de dados e serão submetidos a um sorteio eletrônico. Serão contemplados com a isenção os 12 mil candidatos sorteados, em ordem crescente de sorteio.

Divulgação dos Resultados - Os nomes dos candidatos isentos serão conhecidos no dia 22 de agosto, pelo site www.daves.ufpa.br e também por listões, que estarão disponíveis no Departamento de Apoio ao Vestibular (DAVES), no hall da Reitoria e no ginásio de esportes do Campus do Guamá (Belém) e nos Campi e Núcleos da UFPA, no interior.

As inscrições ao PSS 2008 destes candidatos acontecerão no período de 27 a 31 de agosto de 2007.

por Irís Jatene (Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA)
Publicado em: 13.08.2007 18:16