Barros Barreto completa 48 anos

Nesta quarta-feira (15), o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) completa 48 anos de funcionamento.
Para comemorar o aniversário, no período de 13 a 16 de setembro, acontece em Belém o II Congresso do HUJBB, sob o tema o “Desenvolvimento Regional e os Determinantes Sociais no Processo de Saúde e Doença no Pará e Amazônia”.

História - O HUJBB iniciou as suas atividades em 15 de agosto de 1959, com
a denominação de Sanatório de Belém e atendimento exclusivo a portadores de tuberculose. Desde então, assumiu novas funções e hoje é considerado um dos principais serviços de saúde do Estado do Pará e da Região Norte, sendo Referência Regional em Pneumologia e Infectologia, Estadual em Endocrinologia e Diabetes e Referência Nacional em Aids.
A missão do Hospital é prestar serviços de saúde, com excelência e referência para a alta complexidade. Formar recursos humanos, gerar conhecimento e atuar de forma decisiva na transformação da realidade, com base nas noções de responsabilidade social, também são objetivos centrais da instituição.

UFPA – Há 17 anos, o Hospital Barros Barreto foi incorporado à Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente, busca uma figura jurídica, que permita maior autonomia gerencial e financeira, consolidando a sua atuação como Hospital Público de acesso universal e gratuito a toda a população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o diretor do Hospital, Luiz Alberto Rodrigues de Moraes, a Direção ainda não sabe qual é a figura jurídica ideal, uma vez que o assunto ainda está sendo debatido pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue) e em outras instâncias.
O corpo diretor do HUJBB já está trabalhando na elaboração de um Regimento Interno, que tem como principais fundamentos a reestruturação organizacional e a eficiência, com o objetivo de adequar o Hospital à Reforma Universitária e colocar em prática o Plano Diretor de Obras. Entre os principais resultados, este plano deve garantir um dimensionamento físico e tecnológico do HUJBB, para atender ao perfil epidemiológico da região amazônica.

Novos serviços - Com a implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que ainda está em fase de construção, o HUJBB entrará em uma nova fase.  A idéia é disponibilizar assistência integral a pacientes de câncer, com recursos humanos especializados, equipamentos , infra-estrutura hospitalar e de rede.
A Unacon foi viabilizada pelo Projeto Expande, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria Executiva de Saúde Pública (Sespa), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e UFPA.
O Hospital também deve reforçar a assistência nas áreas de Infectologia e Pneumologia, propiciando atendimento mais rápido aos casos suspeitos de meningite e de doenças respiratórias com a construção da Unidade de Diagnóstico de Meningite e Urgência Respiratória, em parceria com a Sespa.

Publicado em: 14.08.2007 13:19