Programa de Escolarização Básica da UFPA forma a primeira turma

Primeiro grupo de servidores técnicos administrativos da UFPA conclui a formação fundamental e média através de projeto da PROGEP e Escola de Aplicação

Nesta quinta-feira (16), ocorreu a certificação da primeira turma formada pelo programa “A linguagem no meio-ambiente institucional: construindo novos saberes com jovens e adultos”. A cerimônia foi no auditório da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), com a presença do reitor Alex Fiúza de Mello, da vice-reitora, Regina Feio, da pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Sibele Caetano de Lima, e do diretor da Escola de Aplicação, Walter Silva Júnior.

O programa foi criado pelas professoras Maria Helena de Freitas Vale e Eunice Ferreira Santos e é uma realização da Escola de Aplicação e da Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP) da universidade. O objetivo era qualificar o quadro técnico-administrativo da UFPA, através da formação Fundamental e Média.

A iniciativa faz parte do Plano de Desenvolvimento previsto para o decênio 2001-2010 na UFPA. As aulas aconteciam no Centro de Capacitação da UFPA e contou com uma metodologia inédita. Segundo Sibele Caetano, o programa compõe a política de qualificação geral do quadro de funcionários da UFPA, que vai do nível básico até a especialização. “A educação é o caminho mais rápido para a qualificação”, diz. A pró-reitora afirma ainda que a ação resgata a auto-estima e faz com que os participantes se tornem verdadeiramente cidadãos.

A primeira turma a concluir, composta de 50 servidores, sendo 21 no Ensino Fundamental e 29 no Ensino Médio, recebeu os certificados das mãos do próprio reitor. “Para mim, este é um dos eventos que coincide com os 50 anos da UFPA mais simbólicos”, declarou Fiúza de Mello.

A próxima turma, com conclusão prevista para agosto de 2008, será apenas com o Ensino Médio e deve formar outros cinqüenta servidores. “Nós vamos esgotar todas as turmas para que todos os servidores não deixem de ter direito ao conhecimento. É com educação que se galga conquistas”, concluiu o reitor.

Texto: Íris Jatene (Assessoria de Imprensa)

Publicado em: 17.08.2007 10:09