Congresso do HUJBB debate determinantes sociais da saúde

O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) vai realizar, de 13 a 16 de setembro, no Hotel Crowne Plaza Belém, o II Congresso do HUJBB, com o tema “Desenvolvimento Regional e os Determinantes Sociais no Processo de Saúde e Doença no Pará e Amazônia”.
Segundo o diretor do HUJBB, Luiz Moraes, desde a completa incorporação à Universidade Federal do Pará (UFPA), o Hospital tem se destacado perante a comunidade acadêmica da área de saúde como centro de excelência no treinamento nos mais diversos setores dessa área. “Treinamos pessoas, desenvolvemos pesquisas, ensinamos e assistimos com desenvoltura e competência e, portanto, nada mais justo que o coroamento desse trabalho seja o nosso congresso”.
O presidente da Comissão Científica, Karlo Edson Moreira, disse que o objetivo do evento é proporcionar a integração das áreas de Assistência, Ensino e Pesquisa do HUJBB, assim como capacitar e atualizar os profissionais do Hospital e de outras instituições de saúde da Amazônia.
Sobre o tema central do Congresso, de acordo com a Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (DSS), “os DSS incluem as condições mais gerais socioeconômicas, culturais e ambientais de uma sociedade, e relacionam-se com as condições de vida e trabalho de seus membros, como habitação, saneamento, ambiente de trabalho, serviços de saúde e educação, incluindo também a trama de redes sociais e comunitárias.
Esses determinantes influenciam os estilos de vida, já que as decisões relativas, por exemplo, ao hábito de fumar, praticar exercícios, hábitos dietéticos e outras estão também condicionadas pelos DSS.
Sabe-se hoje, também, que a percepção de pertencer a grupos sociais excluídos da maioria dos benefícios da sociedade gera sofrimento e sentimentos de inferioridade e discriminação, e isso contribui na determinação dos padrões de saúde dos indivíduos”.
O evento terá 12 cursos pré-congresso, dez conferências, 21 mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos.
Os cursos pré-congresso serão realizados, nos dias 13 e 14 de setembro, no HUJBB, e as mesas redondas e conferências, nos dias 15 e 16, no Hotel Crowne Plaza Belém.
As inscrições devem ser feitas na Coordenadoria de Atividades Acadêmicas do HUJBB. O investimento é R$ 25,00 para estudantes e R$ 50,00 para profissionais. Informações: 3201-6652 ou e-mail: caahujbb@ufpa.br

Texto: Roberta Vilanova

Publicado em: 17.08.2007 13:56