PSS 2008 - inscrição de isentos será de 27 a 31 de agosto

Já está disponível no site http://www.daves.ufpa.br/ do   Departamento de Apoio ao Vestibular da UFPA a relação  dos 12 mil  estudantes contemplados com a isenção do pagamento da taxa de inscrição do   Processo Seletivo Seriado (PSS)  2008. Os candidatos poderão conferir se obtiveram o benefício,  a partir do número do protocolo existente no canhoto do formulário de isenção. O  listão também está afixado no prédio do  Daves, no Hall da Reitoria, no Auditório Setorial Básico I e nos portões principais do Campus Básico e Profissional
Os candidatos beneficiados com a isenção devem ficar atentos para o período de inscrição que acontece de 27 a 31 de agosto , tanto na capital quanto no interior. A inscrição em Belém será via internet  e no interior terá duas modalidades: on-line e impressa, sendo esta última realizada nas secretarias dos núcleos dos campi do interior. Os documentos necessários para a inscrição são a carteira de identidade e o canhoto do formulário de isenção, a partir do número do protocolo existente no canhoto
De acordo com Acácio Centeno, diretor do DAVES, os candidatos beneficiados  que não se inscreverem nesse período, perderão o direito ao benefício. “Caso existam faltosos, faremos uma segunda convocação de acordo com a classificação dos isentos, de forma a preencher as 12 mil vagas ofertadas” disse
Acácio informou também que aproximadamente  60 mil formulários foram disponibilizados  para os candidatos a concorrer ao benefício, sendo 40 mil para a capital e 20 mil para o interior. Desse total, 80% a 85%  retornaram para  o Departamento de Apoio ao Vestibular (DAVES) para  verificação dos dados e da documentação apresentada.
O total de participantes no sorteio eletrônico  realizado ontem, foi de 38.554 candidatos. Destes, apenas 12 mil foram contemplados pela isenção, sendo 7.460 na capital e 4.540 no interior do Estado. “Vale ressaltar que desses 12 mil candidatos beneficiados, 7.299 foram contemplados com a isenção para as três fases do vestibular” informa Acácio. No interior, Santarém foi o município com maior  número  de candidatos beneficiados, no total de 1.096, dos quais 676 foram contemplados com a isenção para as três fases do vestibular. Em segundo lugar ficou Castanhal, com 618 candidatos beneficiados, sendo 349 contemplados com a isenção as três fases..

PSS 2008 – Primeira prova é dia 9 de dezembro

A previsão de saída do Edital do PSS 2008 é até o dia 27 de agosto. Mas durante coletiva de imprensa  realizada na manha de hoje, o diretor do Daves Luis Acácio Centeno adiantou que o   período de inscrição dos candidatos não isentos será entre os dias 8 outubro a 6 de novembro. O calendário de provas do PSS 2008 encontra-se definido - 1ª fase: 9 de dezembro; 2ª fase: 6 de janeiro e 3ª fase: 27 de janeiro.
Para 2008 haverá  uma mudança na terceira fase do processo seletivo. A prova terá uma  Redação e 26 questões multidisciplinares, dentre as quais  o candidato poderá escolher uma de cada disciplina. Para Acácio Centeno, essa mudança facilitará ao candidato uma maior liberdade de escolha, a partir do domínio em que cada um possui nos conteúdos. Outra novidade são os dois novos cursos que serão ofertados pela Universidade. O Curso de Licenciatura em Artes Visuais e Licenciatura em Dança. Para esses cursos  serão real.izadas  provas de habilidades  no dia 11 de novembro.
O total de vagas ofertadas pela Universidade Federal do Pará no PSS 2008 é de  4.965, sendo 3.375 para a capital e 1.590 para o interior do Estado.

Texto :Leylla Melo,  Foto: Shamara Fragoso (Assessoria de Comunicação Institucional )
Publicado em: 22.08.2007 12:30