Audiência pública encerra programação em Marabá

Na manhã da última quarta-feira (22), a Universidade Federal do Pará (UFPA) encerrou a agenda de atividades no município de Marabá, por meio de uma audiência pública sobre o futuro da instituição no Sudeste Paraense.
Autoridades políticas, representantes de movimentos sociais, de entidades públicas e privadas, bem como professores e alunos de todos os níveis de ensino, participaram do evento, em que foram discutidas as necessidades e demandas voltadas ao ensino superior da região.
Segundo o reitor Alex Fiúza de Mello, as principais questões levantadas na audiência devem compor um documento, que será entregue ao gestor que cumprirá o próximo mandato na UFPA.
Entre as pautas em discussão, estava a criação de cursos estratégicos para as carências da região, que necessita de profissionais qualificados para lidar com as peculiaridades locais.
Além da consolidação dos cursos existentes, os participantes da audiência ressaltaram a necessidade de se formar enfermeiros, engenheiros sanitários e professores de física, história, geografia e ciências, assim como educadores aptos a lidar com a educação no campo.
Outro ponto destacado pela população foi a ânsia pelo estabelecimento de uma nova universidade federal no Sudeste do Pará.
O reitor da UFPA declarou abertamente o apoio à iniciativa e se predispôs a participar das discussões, que devem resultar na entrega de um projeto ao Ministério da Educação. Ele destacou também que a mobilização entre os políticos do Estado é fundamental para a maior obtenção de recursos e investimentos em áreas prioritárias, como a educação, a saúde e a diversificação da economia regional.
“Vaga é conquista política. Os políticos do Pará, acima dos partidos, precisam se unir para conseguir, através de leis, mais recursos para a região e, quem sabe, a criação de novas universidades federais, como aconteceu em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul”, afirmou.
As comemorações aos 20 anos do processo de interiorização da UFPA continuam entre os dias 27 e 30 de agosto, nos campi de Altamira e Santarém. Até o fim de novembro, a Administração Superior da UFPA deve passar também pelas cidades de Breves, Castanhal, Bragança, Abaetetuba, Cametá e Soure.

Por Brenda Taketa/Foto:Bruno Magno.
Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Publicado em: 23.08.2007 18:11