Altamira: reunião com os alunos marca o início das comemorações dos 20 Anos de Interiorização da UFPA

Um encontro entre a administração superior e a  comunidade discente  abriu a programação  comemorativa aos 20 anos de criação do campus universitário de Altamira e do cinqüentenário da Universidade Federal do Pará.  Os estudantes tiveram a oportunidade de  conversar com o reitor e equipe de pró-reitores sobre questões como   infra-estrutura para desenvolvimento das atividade acadêmicas,  criação de novos cursos e  implantação da pós-graduação.
O reitor Alex Fiúza de Mello informou aos estudantes  que o campus de Altamira está incluído no projeto de expansão e reestruturação das universidades públicas (REUNI). Um das ações está na garantia de 28 vagas destinadas para admissão de professores para  consolidar o quadro docente do campus. A vice-reitora Regina Feio comentou que foi uma decisão da administração superior  priorizar os campi do interior que serão contemplados com a abertura de novos cursos em 2008.
Acervo bibliográfico, criação de espaços como laboratórios, casa do estudante e quadra de esportes foram alguns dos problemas mencionados pelos estudantes. Billa Gallo , pró-reitora de Administração esclareceu sobre  os trâmites burocráticos necessários para   liberação de verbas para construção e compras de equipamentos. Silvia Moreira ,diretora da Biblioteca Central, que também integra a comitiva de dirigentes,  sugeriu que o próprio campus estabeleça um percentual mínimo para aquisição de livros. Recomendou aos estudantes que façam uso da informação virtual por meio do acesso ao Portal de Periódicos da Capes. A implantação da pós-graduação no campus também foi outra preocupação demonstrada pelos estudantes. Roberto Dall” Agnol  pró-reitor de Pesquisa  explicou que primeiro deve-se formar massa crítica ideal exigida pela Capes para pós-graduação. “Esse é o desafio para os próximos três anos, dar um salto qualitativo em pesquisa no interior. Alex Fiúza complementou explicando que a qualificação do quadro docente é o primeiro passo para a implantação de cursos de pós-graduação.

Novos cursos – Antes do encontro  com a comunidade discente a equipe de dirigentes que se encontra em Altamira participou de entrevista coletiva com a imprensa local, na manhã desta terça-feira.  Ente outras informações, Alex Fiúza  declarou que a expansão do campus de Altamira prevê a implantação dos cursos de Educação indígena e Engenharia Florestal. O curso de Educação Indígenas  está com o  projeto pedagógico  sendo discutido com lideranças indígenas  e antropólogos. “Tivemos conquistas importantes nesses vinte anos e vamos continuar a trabalhar pelo crescimento do campus, abrindo cursos sólidos de acordo com as demandas e tendências regionais” afirmou.

Histórico - Altamira é o segundo campus visitado pela comitiva dos dirigentes. O primeiro foi Marabá (nos dias 21 e 22) e, em seguida, será a vez de Santarém, nos dias 30 e 31. O calendário de  visitas segue com Breves, Abaetetuba, Cametá, Soure, Castanhal e Bragança.

Publicado em: 27.08.2007 14:21