Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA em Altamira recepciona comitiva com reitor e pró-reitores

Nos dias 28 e 29 de agosto, a Universidade Federal do Pará de Altamira estará recebendo a visita do reitor, Alex Fiúza de Melo, a vice-reitora, Regina Feio, e os pró-reitores da instituição. A programação integra a agenda de eventos comemorativos dos 50 anos da UFPA e dos 20 anos de interiorização da universidade. Altamira é o segundo campus visitado pela comitiva dos dirigentes. O primeiro foi Marabá (nos dias 21 e 22) e, em seguida, será a vez de Santarém, nos dias 30 e 31. O calendário de  visitas segue com Breves, Abaetetuba, Cametá, Soure, Castanhal e Bragança.
Na programação, estão previstas reuniões com as classes que compõem a comunidade acadêmica (discentes, docentes e os técnicos-administrativos), bem como um evento cultural e um coletiva à imprensa local. Além disso, no dia 29, haverá uma audiência pública no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agropastorial de Altamira (Aciapa), onde será discutido “O Futuro da UFPA no Interior do Estado”.

Campus de Altamira - O  campus de Altamira possui hoje 929 alunos matriculados nos 11 cursos de graduação e 36 alunos no seu Programa de Pós-graduação Lato sensu. Desta forma, o campus da UFPA antende não somente Altamira, mas também outros municípios da microrregião, como Vitória do Xingu, Itaituba, Medicilândia, Uruará, Novo Progresso e Senador José Porfírio.
O campus de Altamira iniciou suas atividades em 1987, apenas com cursos intervalares de Letras, Pedagogia, Matemática, História, e Geografia. A partir de 1992, foram instalados os cursos regulares. Atualmente, o campus oferece aos universitários os cursos de Ciências Biológicas, Letras, Pegagogia e, atendendo às necessidades sócio-econômicas da região, Ciências Agrárias e Agronomia.
Também visando as peculiaridades locais, está prevista para 2008 a implantação do curso de Engenharia Florestal em Altamira. Até 2009, espera-se ainda a implantação do mestrado  em Ciências Agro-Florestais, como reposta à política de expansão dos Programas de Pós-graduação da instituição.  Atualmente, o quadro efetivo de professores é formado por 30 docentes, sendo 09 doutores, 16 mestres, 02 especialistas e 03 graduados. Além disso,  o campus teve seu orçamento aumentado em quase 240%, passando de R$ 51 mil, em 2002, para R$ 173 mil, em 2007.

Publicado em: 29.08.2007 08:45