Santarém: discussões marcam o segundo dia da programação

Falta de professores, criação de política de assistência estudantil, construção de laboratórios, aquisição de livros e equipamentos de informática foram os motivos da manifestação  que alguns estudantes  do campus de Santarém fizeram na manhã de hoje,  durante reunião com a administração superior da UFPA, no auditório Wilson Fonseca.
A coordenadora do campus professora Marlene Escher convidou os alunos a participarem da reunião dizendo que <<tão importante quanto reivindicar é debater sobre as adversidades e buscar soluções para melhorias>>.
O reitor Alex Fiúza de Mello parabenizou os estudantes pela retomada da luta estudantil com foco nas reivindicações por uma política pública educacional de qualidade.<<É importante reivindicar, mas é preciso não perder a percepção dos esforços que estão sendo feitos na estrutura do campus de Santarém>>.  O reitor explicou que a falta de professores deve-se a liberação de muitos para cursos de pós-graduação, mas que isso está sendo amenizado com a contratação de professores substitutos.
A criação da Universidade Federal do Oeste do Pará foi outra questão levantada pelos estudantes, que demonstraram preocupação com a situação do campus após a implantação da nova Ifes. O reitor informou que a nova universidade irá absorver a estrutura e atividades do campus e que terá orçamento próprio. <<Durante a implantação daremos apoio no que for necessário atuando como instituição co-irmãs que seremos>>.
Lançamento de livro – O lançamento do livro <<Para construir uma universidade na Amazônia>> na noite de quarta-feira, 29, marcou a abertura das comemorações dos 20 anos do campus de Santarém e dos cinquentenário da UFPA. Segundo o autor, o cientista político e reitor da UFPA, Alex Fiúza de Mello, a obra é resultado de troca de experiências com colegas pesquisadores e de leituras sobre o desenvolvimento da ciência e o papel da universidade.
<< A universidade é um grande tema sobretudo numa região como a nossa centro de atenções mundiais, mas de interesse periférico no Brasil, daí a importância do tema>>, afirmou Fiuza.

Por Ana Cristina Trindade
Publicado em: 30.08.2007 12:11