Economia Solidária: evento discute geração de trabalho e renda

Nos dias 03 e 04 de setembro, a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Programa Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários, junto com outras instituições parceiras, realizará o Seminário <<Políticas Públicas, Arranjos Produtivos Locais e Economia Solidária na Amazônia Legal>>.
O evento acontece no Auditório da Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA) e abordará a temática das políticas públicas de geração de trabalho e renda e o fomento à economia solidária. A idéia é inserir os empreendimentos ditos solidários na pauta dos investimentos governamentais, o que resultará em uma maior articulação com os arranjos produtivos locais, assim como na estruturação de projetos e na integração com instituições universitárias, agências de fomento, entidades governamentais, não-governamentais e organizações da sociedade civil.
A programação prevê a apresentação dos resultados finais de dois projetos: <<Incubação de Empreendimentos Solidários no Estado do Pará>> e <<Desenvolvimento Regional e Arranjos Produtivos Locais de Economia Solidária na Amazônia: mobilização, formação e inovação de empreendimentos solidários>>. O último trabalho foi desenvolvido no Pará, Acre e Roraima, pelas universidades federais dos Estados envolvidos, com o apoio da Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA), dos governos estaduais e municipais, ONG’s e os Fóruns Estaduais de Economia Solidária dos Estados que compõem a Amazônia Legal.
Durante o seminário, serão realizados também o <<III Encontro das Incubadoras Universitárias de Empreendimentos Solidários da Regional Norte Unitrabalho>> e o <<III Encontro de Empreendimentos Solidários para a troca de experiências e desenvolvimento de novos projeto de apoio e organização da economia solidária>>.

Por Leylla Melo e Brenda Taketa (Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA)

Publicado em: 30.08.2007 19:10