Colóquio sobre os 70 anos do pensamento de Gramsci na Amazônia
Até o dia 12 de setembro, o curso de mestrado em Ciência Política e a Casa de Estudos Italianos, vinculados à Universidade Federal do Pará (UFPA), realizam o Colóquio Internacional Gramsci: Setenta anos de pensamento vivo na Amazônia. O evento acontece no Centro Recreativo da UFPA, espaço conhecido como Vadião e inaugura a primeira atividade do mestrado em Ciência Política aberta ao público. O Colóquio deve fomentar uma reflexão compartilhada sobre o pensamento de Antonio Gramsci, pensador italiano, militante político, ético, literário e estético.
Em 2007, várias manifestações mundiais ocorrerão em homenagem à figura e ao pensamento de Gramsci. A idéia é render memória aos setenta anos de falecimento do pensador, a fim de rememorar a sua importante contribuição teórica e de militação política, para a compreensão dos fenômenos políticos ocorridos no século passado e no recente século XXI.
Participam do Colóquio os pesquisadores Guido Liguori, professor de História do Pensamento Político Contemporâneo na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade da Calábria (Itália) e vice-presidente da International Gramsci Society, e Roberto Rampi, vice-prefeito e secretário de Cultura de Vimercate, na Itália. O primeiro deve lançar em Belém o livro <<Roteiros para Gramsci>>, traduzido por Carlos Nelson Coutinho e publicado pela Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O segundo publicou tese sobre Umberto Eco, intitulada <<Eco, Pierce e o ornitorrinco>>.
Carlos Nelson Coutinho, livre-docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também é destaque na programação. Ele é membro da Intenational Gramsci Society e autor de obras de referência sobre Gramsci. O professor autografará alguns de seus livros durante o colóquio. Cientistas Políticos, Antropólogos e Pedagogos da UFPA devem participar do evento, que será realizado no auditório Rio Guamá, do Centro de Capacitação da UFPA (Campus I do Guamá). As 90 inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (ex-Departamento de Ciência Política, nos altos do IFCH), no horário de 9h às12h e de 15h às18h. Mais informações pelos telefones 3201 7997, 3201 7441.
Gramsci - A vida e a obra de Gramsci demonstram como podemos nos lançar com autonomia intelectual sobre uma concepção de mundo. Durante a sua vida, o pensador político deu testemunhos de ousadia e criatividade teórica e prática ao reconstruir e reinventar os cânones marxistas de ordenação do mundo, sob a ótica do marxismo e dos marxismos, sobretudo através de uma crítica ao capitalismo e ao liberalismo.
Gramsci deixou um legado teórico expressivo, presente mesmo após o seu precoce falecimento. As suas concepções originais sobre os conceitos de bloco histórico, hegemonia, consenso, senso comum, intelectual orgânico, cultura e educação popular, transformismo político, filosofia da práxis, guerra de posição e de movimento, partido político como moderno príncipe, entre outros, servem de base para a reflexão e a ação em uma época, cuja ordenação do mundo se alicerça sob a égide dos postulados e das práticas capitalistas.
Programação
Dia 10/09/07
18h – Abertura do Colóquio
18h30min - 19h30min – Conferência do Prof. Guido Liguori: Introdução à figura e ao pensamento de Gramsci: Uma panorâmica sobre Gramsci hoje
19h30min - 20h – Atividade cultural: Márcia Aliverti
20h – Lançamento do livro do Prof. Guido Liguori: Roteiros para Gramsci
Dia 11/09/07
18h – Conferência do Prof. Carlos Nelson Coutinho: A época neoliberal: revolução passiva ou contra-reforma?
19h - 21h – Mesa Redonda
19h - 19h30min – Prof. Celso Antônio Coelho Vaz: O conceito de senso comum em Gramsci e em Hannah Arendt
19h30min - 20h – Prof. Romero Ximenes: Gramsci e a questão racial
20h - 20h30min – Profa. Zuleide Ximenes: Gramsci e o tempo
20h30min - 21h – Prof. José Cauby Soares Monteiro: Gramsci e as relações internacionais
21h - Debate
Dia 12/09/07
18h – Conferência do Prof. Roberto Rampi: Gramsci na era da comunicação global
19h - 20h30min: Mesa Redonda
19h -19h30min – Profa. Nírvia Ravena: Gramsci e teorias das elites: Grupos subalternos e circulação de elites
19h30min - 20h – Profa. Luzia Miranda Álvares: O partido político como o novo príncipe
20h - 20h30min – Profa. Vera Jacob: Estado e educação em Gramsci
20h30min - 21h – Debate
21h – Encerramento
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária