Educação Ambiental na Floresta Nacional do Tapajós é tema de mestrado
“A Educação Ambiental como intervenção na FLONA do Tapajós” foi o tema da tese de mestrado defendida pela pesquisadora Ana Paula Santos Garcia, com orientação do Professor Heribert Schimitz, na última terça-feira (28), no auditório do Centro Agropecuário da UFPA.
O foco da tese foi uma argumentação sobre como técnicos em Educação Ambiental estavam desenvolvendo seu trabalho junto à comunidade Maguary, situada no município de Belterra, na região do Tapajós (PA). Segundo a análise de Ana Paula é necessário observar a diferença que existe entre educação ambiental e atividade ambiental: “Educação ambiental é um processo de aprendizado interno, em que o homem tem que refletir a realidade em que vive e suas problemáticas, enquanto que a atividade ambiental pode ser educativa, pode ser um meio para chegar ao processo educativo, mas se resume a uma ação, não é o estágio final”, explicou Garcia.
O desenvolvimento da pesquisa foi dividido em duas etapas. A pesquisadora passou 25 dias na comunidade, 15 dias em 2004 e 10 em 2007. Além disso, fez visitas à sede do Projeto Saúde e Alegria (PSA), que dirigia técnicos para realizarem trabalhos de Educação Ambiental na comunidade Maguary. Ana Paula destacou a necessidade dos técnicos enxergarem a Educação Ambiental como modo de intervenção cultural e social e, por isso, precisarem incluir os destinatários do projeto na discussão das melhores soluções para uma boa interação com o ambiente em que vivem. Para a pesquisadora não basta emitir mensagens unilaterais aos moradores, eles precisam compreender a importância de cada atitude que tomam em prol do meio ambiente para que realmente absorvam seu significado.
Na Floresta Nacional do Tapajós não existem hotéis, por isso os moradores já estão habituados a acolherem os visitantes, mas para extrair da comunidade as informações que precisava para construir sua tese, a pesquisadora precisou ser aceita pelos seus integrantes. “Não houve dificuldades, mas um estranhamento, um choque cultural. Os hábitos da população são tradicionais, eles possuem uma relação muito forte com a natureza. Tive que me adequar ao cotidiano, ao modo de vida e às condições de higiene do local”, disse ressaltando que a população também teve a preocupação em saber se os técnicos do PSA saberiam da pesquisa.
O Núcleo de Estudos Integrados sobre Agricultura Familiar (NEAF) trabalha com a formação de agentes de extensão rural, que têm como função dar assistência aos agricultores e suas famílias. O Professor Heribert Schimitz, que também é pesquisador do Núcleo, doutor em Sociologia Rural/ Extensão Rural e Comunicação, falou sobre a relevância do assunto que a tese trouxe para discussão. “A extensão rural tem longa história de intervenção, o que na educação ambiental repete-se, então a discussão das questões ambientais são indispensáveis. Esses debates podem enriquecer a qualidade do trabalho na agricultura em termos ambientais”. Schimitz disse, ainda, que a tese levantada é um desafio à produção de novos trabalhos que provoquem reflexões igualmente profundas e que a dissertação de Ana Paula tem conteúdo para uma publicação, dependendo apenas de recursos financeiros.
Texto: Shamara Fragoso
O foco da tese foi uma argumentação sobre como técnicos em Educação Ambiental estavam desenvolvendo seu trabalho junto à comunidade Maguary, situada no município de Belterra, na região do Tapajós (PA). Segundo a análise de Ana Paula é necessário observar a diferença que existe entre educação ambiental e atividade ambiental: “Educação ambiental é um processo de aprendizado interno, em que o homem tem que refletir a realidade em que vive e suas problemáticas, enquanto que a atividade ambiental pode ser educativa, pode ser um meio para chegar ao processo educativo, mas se resume a uma ação, não é o estágio final”, explicou Garcia.
O desenvolvimento da pesquisa foi dividido em duas etapas. A pesquisadora passou 25 dias na comunidade, 15 dias em 2004 e 10 em 2007. Além disso, fez visitas à sede do Projeto Saúde e Alegria (PSA), que dirigia técnicos para realizarem trabalhos de Educação Ambiental na comunidade Maguary. Ana Paula destacou a necessidade dos técnicos enxergarem a Educação Ambiental como modo de intervenção cultural e social e, por isso, precisarem incluir os destinatários do projeto na discussão das melhores soluções para uma boa interação com o ambiente em que vivem. Para a pesquisadora não basta emitir mensagens unilaterais aos moradores, eles precisam compreender a importância de cada atitude que tomam em prol do meio ambiente para que realmente absorvam seu significado.
“não houve dificuldades, mas um estranhamento, um choque cultural”
Na Floresta Nacional do Tapajós não existem hotéis, por isso os moradores já estão habituados a acolherem os visitantes, mas para extrair da comunidade as informações que precisava para construir sua tese, a pesquisadora precisou ser aceita pelos seus integrantes. “Não houve dificuldades, mas um estranhamento, um choque cultural. Os hábitos da população são tradicionais, eles possuem uma relação muito forte com a natureza. Tive que me adequar ao cotidiano, ao modo de vida e às condições de higiene do local”, disse ressaltando que a população também teve a preocupação em saber se os técnicos do PSA saberiam da pesquisa.
O Núcleo de Estudos Integrados sobre Agricultura Familiar (NEAF) trabalha com a formação de agentes de extensão rural, que têm como função dar assistência aos agricultores e suas famílias. O Professor Heribert Schimitz, que também é pesquisador do Núcleo, doutor em Sociologia Rural/ Extensão Rural e Comunicação, falou sobre a relevância do assunto que a tese trouxe para discussão. “A extensão rural tem longa história de intervenção, o que na educação ambiental repete-se, então a discussão das questões ambientais são indispensáveis. Esses debates podem enriquecer a qualidade do trabalho na agricultura em termos ambientais”. Schimitz disse, ainda, que a tese levantada é um desafio à produção de novos trabalhos que provoquem reflexões igualmente profundas e que a dissertação de Ana Paula tem conteúdo para uma publicação, dependendo apenas de recursos financeiros.
Texto: Shamara Fragoso
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