Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA conquista três prêmios em Congresso de Comunicação

Três trabalhos realizados no Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará foram premiados neste domingo (02), durante a cerimônia de encerramento do XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em Santos (SP).  Os trabalhos representaram a Região Norte na etapa nacional da 14ª Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação – Expocom 2007.
Este ano, o Norte concorreu com 15 trabalhos, dos quais 10 eram da UFPA. Segundo a organização do evento, é a primeira vez que a região concorre com mais de um trabalho. Desta forma, a universidade foi a única representante da região Norte do país a ser premiada na Expocom Nacional. Estes prêmios vieram justamente no momento em que o curso de Comunicação Social da UFPA completou seus 30 anos de existência, representando um reconhecimento às ações e mudanças realizadas nos últimos anos.
<<UFPA e a Comunidade>> foi o Radiojornal premiado pela Expocom 2007. Produzido pela equipe do 4º semestre liderado por Nathalia Petta, também da UFPA. O programa foi gravado durante o Laboratório de Radiojornalismo, orientado pela professora Luciana Miranda Costa.
O radiojornal integra o projeto da implantação da Rádio Web UFPA e contempla assuntos relacionados aos serviços que a universidade, em seus 50 anos de existência,  oferece à sociedade local. Desta forma, o programa apresenta os Hospitais, as Clínicas de Psicologia e de Odontologia, a Farmácia e o Núcleo de Práticas Jurídicas da UFPA. O programa pode ser ouvido através da homepage comemorativa aos 50 Anos da UFPA, acessando http://www.ufpa50anos.ufpa.br/ e clicando em <<Série UFPA 50 Anos>>.
<<Lendas Amazônicas>> foi o premiado na modalidade Vídeo Educativo, na categoria Cinema e Vídeo, concorrendo com outros três vídeos do Paraná, de Belo Horizonte e do Ceará. Tiago Videira representou a equipe do 3º semestre de Jornalismo da UFPA.
O trabalho foi fruto da disciplina de Antropologia realizada no primeiro semestre dos alunos. Segundo Tiago, a idéia do vídeo era resgatar as raízes paraenses ao relatar algumas lendas típicas do imaginário do amazônida. A produção foi improvisada com uma câmera digital com memória para apenas cinco minutos de filmagem.
Outro trabalho vencedor foi o <<Plano de comunicação da APPD: uma parceria com o terceiro setor>>, liderado por Brenda Taketa, recém-graduada em jornalismo pela UFPA. O Projeto de Assessoria de Imprensa venceu trabalhos do Sul e Sudeste do país e foi resultado do Laboratório de Comunicação Institucional realizado em 2006, sob a orientação da professora Rosane Steinbrenner.
O plano de comunicação atendeu à Associação Paraense de Pessoas com Deficiência (APPD). A instituição do Terceiro Setor reúne quase 26 mil pessoas em todo o Pará, oferencendo em seus mais de 40 núcleos serviços médico-odontológico, profissionalizantes e educativos aos associados e seus familiares.
Atualmente no Estado, há um milhão de pessoas com algum tipo de deficiência, representando 15% da população paraense. Além disso, o Terceiro Setor possui atualmente 250 mil organizações em todo o país, que movimentam cerca de 1,5% do Produto Interno Bruto brasileiro, um mercado crescente também para os profissionais de Comunicação. 
Sem contar com orçamento e trabalhando com um período limitado pela duração do semestre letivo, os estudantes realizaram ações de assessoria de imprensa e produziram um vídeo institucional, oito spots de rádio e projeto gráfico para folderes e cartões. Um evento também foi organizado e divulgado por toda a mídia local.

Expocom – A Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) é um evento que integra o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado anualmente pela Sociedade Brasielria de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom. A Expocom destina-se a trabalhos laboratoriais dos cursos de Comunicação Social, como incentivo às produções experimentais destes.
Neste ano, a premiação passou por mudanças que inovaram seus procedimentos. Primeramente, foi o primeiro ano que a avaliação dos concorrentes aconteceu em um portal virtual. Foram criadas também as etapas regionais, para contar com uma maior participação de todos as Regiões brasileiras, principalmente o Norte e Nordeste, ainda com pouca tradição em participar de premiações como estas.
Os três representantes da UFPA e os outros vencedores da etapa nacional da Expocom estão classificados para concorrerem na fase internacional da disputa: a Expocom Mercosul. Nesta etapa, os vencedores brasleiros irão concorrer com os melhores trabalhos da Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.

Por Íris Jatene (Assessoria de Comunicação Institucional)

Publicado em: 04.09.2007 17:37