Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Observatório de Estudos de Defesa da Amazônia lança site

Já está no ar o website do Observatório de Estudos de Defesa da Amazônia (OBED). A partir do endereço www.obed.ufpa.br, os usuários podem conhecer o OBED, fazer downloads de estudos ligados ao tema da Defesa e Segurança, além de conhecer programações de eventos e sugestões de filmes sobre guerra.
Entre os arquivos que se destacam na página, está a dissertação de mestrado sobre a Guerrilha do Araguai. Intitulada <<A Guerrilha do Araguaia: Paulistas e Militares na Amazônia>>, a pesquisa contou com depoimentos de personagens envolvidos com o episódio e com uma extensa pesquisa bibliográfica, abordando com ênfase o projeto político-estratégico dos guerrilheiros e a visão que militares, guerrilheiros e Igreja Católica tinham da Amazônia.

OBED - O Observatório de Estudos de Defesa da Amazônia é um programa de extensão universitária que serve de suporte às atividades de pesquisa e ensino nas áreas de Defesa e Segurança. É um espaço institucional que visa congregar, inicialmente, os pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), vinculados à Faculdade de Ciências Sociais (FCS), ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA).
Este Programa é coordenado por  Durbens Martins Nascimento, na esfera do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (PRÓ-DEFESA), programa de incentivo ao ensino e à pesquisa na área da Defesa e Segurança.
Prioritariamente, o OBED visa fornecer o suporte necessário para o desenvolvimento das atividades da pesquisa <<Consórcio Forças Armadas Século XXI - CFAS 21>>, de âmbito nacional, do qual fazem parte a UFPA, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Atende alunos de graduação e de pós-graduação, em especial os do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PDTU), com o objetivo de colaborar para o aperfeiçoamento e a formação especializada de profissionais nos diversos temas da área, que tem grande demanda acadêmica, política e estratégica para o país e para a Amazônia, em particular.

Publicado em: 17.09.2007 11:50