Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UNAMAZ promove Conferência Internacional

A Conferência Internacional Cooperação Amazônica e Educação Superior para um Desenvolvimento Humano Sustentável, evento integrante dos 20 anos de criação da UNAMAZ, tem como foco questões relacionadas aos dilemas e desafios enfrentados pela educação superior nos oito países da Pan-Amazônia, assinantes do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA) - Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. A Conferência foi aberta na noite do dia 23 e vai até  26 de setembro.
Na cerimônia de abertura, no Hotel Sagres, foi realizada a solenidade de posse da nova diretoria da UNAMAZ, quando  Max Gonzáles Torres, reitor da Universidade Nacional de Loja (Equador) que assumiu o cargo de presidente da instituição. Também durante a cerimônia, a UNAMAZ homenageou com placas, medalhas e certificados personalidades e instituições que colaboraram para o desenvolvimento da associação ao longo de seus 20 anos de existência.
A Conferência Internacional é integrante também das comemorações de um ano da Cátedra Unesco de Cooperação Sul-Sul para Desenvolvimento Sustentável, de 35 anos do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e de 50 anos da Universidade Federal do Pará (UFPA), que é a anfitriã do evento. Segundo o reitor da UFPA, Alex Fiúza de Mello, o evento << simboliza a confluência de três ações que ganharam consistência ao longo do tempo, se institucionalizaram e que nasceram por iniciativa da Universidade Federal do Pará. (...) Em 50 anos, a universidade criou várias instituições dentro dela, gerou outras universidades fora dela, gerou campi, gerou organização internacionais, gerou programas de pós-graduação, em números já bastante razoáveis, consideráveis. Isto demonstra apenas uma universidade viva>>.
Durante a cerimônia, Fiúza distribuiu medalhas alusivas ao cinqüentenário da instituição a representantes da UNAMAZ, do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe (IESALC), da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), entre outros.
Ainda na abertura, foi realizada a conferência “Educação Superior na América Latina e o Caribe: desafio para a integração”, ministrada pela diretora do IESALC, Ana Lucia Gazzola. A conferencista apresentou ao público presente uma análise dos desafios da Educação Superior na América Latina e no Caribe, como as baixas taxas de jovens de 18 a 24 anos em universidades nesta área. Segundo a diretora, em países desenvolvidos, 54,5% desses jovens estão em instituições de Ensino Superior, enquanto que na região, o número é de 28% e, no Brasil, apenas 15%. <<É fundamental valorizar o conhecimento. Se um país não conseguir agregar conhecimento, não via ser competitivo>>, declarou.
Gazzola afirmou ainda que o evento é uma preparação para a Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e o Caribe, que acontecerá em junho de 2008 na Colômbia. A conferência da UNAMAZ irá fazer um levantamento dos últimos 20 anos de Educação Superior na Pan-Amazônia e, a partir daí, criar um documento para a Conferência Regional de 2008. Para ela, incentivar pesquisas nas áreas estratégicas para a América Latina e o Caribe, através de um desenvolvimento sustentável é a solução. <<Não há uma receita, há caminhos. Reduzir o abismo na Educação Superior é o caminho>>, conclui.
O lançamento do livro <<População e meio ambiente na Pan-Amazônia>>, fechou a noite. Organizado por Luis Eduardo Aragón, professor do NAEA é um dos organizadores do evento, o livro é a segunda publicação lançada pela Cátedra Unesco de Cooperação Sul-Sul para Desenvolvimento Sustentável, criada em setembro de 2006 na UFPA.

UNAMAZ 20 anos - criada em 18 de setembro de 1987, a UNAMAZ reúne hoje 66 instituições de ensino superior da Pan-amazônia, que abrigam juntas cerca de 500 mil alunos. Desde o último dia 23, dirigentes destas instituições membros estão reunidos para um balanço de sua história, de seus avanços e limites, em duas décadas de atuação, e para a orquestração de sua perspectiva de futuro. A Conferência, que integra a programação de aniversário da Associação de Universidades Amazônicas, tematiza a questão da cooperação amazônica, apostando na idéia de unir as reflexões, por meio de uma ação conjunta de todas as entidades de educação superior envolvidas na causa amazônica.

Por Íris Jatene. Foto: Mari Chiba (Assessoria de Comunicação Institucional)
Publicado em: 24.09.2007 16:34