Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA promove II Encontro das Reservas da Biosfera Amazônica

O  II Encontro Internacional das Reservas da Biosfera,  que termina no dia 28 de setembro, no Hotel Sagres, em Belém, encerra a série de comemorações dos 20 anos da Associação das Universidades Amazônicas (UNAMAZ). O encontro é ainda um evento preparatório para o III Congresso das Reservas da Biosfera, que acontecerá em fevereiro de 2009, em Madri. Os resultados do Congresso farão parte do Plano de Ação da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, para o período de 2008 a 2012.

O encontro reúne representantes das Reservas da Biosfera existentes na Pan-Amazônia, englobando seis países: Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela e Brasil, que farão exposições das experiências em cada Reserva. O objetivo é discutir e comparar experiências bem sucedidas de produtos sustentáveis nessas reservas e, a partir disto, apresentar e debater temas que serão discutidos em Madri, durante o III Congresso Mundial, e ainda criar uma agenda mínima de trabalho de cooperação a ser desenvolvida entre as Reservas da Biosfera Amazônica .

Segundo Luis Aragon, coordenador da Cátedra UNESCO de Cooperação Sul-Sul para Desenvolvimento Sustentável, com sede na Universidade Federal do Pará, este segundo encontro foi desenvolvido baseado em um tema central: o Desenvolvimento Sustentável, para que se diferenciasse  do discurso realizado em janeiro de 2006, durante o I Encontro, na Guiana. Aragon destaca ainda a importância de se realizar um evento com estes objetivos neste momento em Belém, quando a Cátedra UNESCO completa um ano de atividades. “Entre os dois encontros, foi criada a Cátedra UNESCO, em 15 de setembro de 2006. A Cátedra serve como uma espécie de secretaria de todas essas iniciativas que estamos organizando”, declarou na cerimônia que deu início ao Encontro.

Reservas da Biosfera - Propostas pelos países membros da Organização das Nações Unidas para a educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), as Reservas da Biosfera são porções de ecossistemas geridos por políticas de desenvolvimento sustentável. Isto é, numa tentativa de conciliação entre a utilização dos recursos naturais e a preservação ambiental. Com relação à Amazônia, existem oito Reservas existentes, pertencentes aos países da chamada Pan-Amazônia.

A Reserva da Biosfera da Amazônia Central é a única área de conservação inserida na proposta da UNESCO. Localizada no Estado do Amazonas, a reserva foi criada em 2001 e abrange uma área superior a 20 milhões de hectares, envolvendo 32 municípios, com mais de dez tribos indígenas e diversas comunidades ribeirinhas e caboclas.

A implementação da Reserva na região se deu por envolver áreas de águas pretas e brancas, ecossistemas associados e uma grande biodiversidade, com pouca influência de ações humanas. “É uma área em que não há grandes problemas, como conflitos agrários e malhas rodoviárias, por exemplo”, explicou Carlos César Durigan, representante do conselho que coordena a Reserva brasileira.

A Reserva da Amazônia Central desenvolve projetos que buscam formas de desenvolvimento sustentável para as ações humanas, seja através de apoio a grupos comunitários para atividades agro-extrativistas, seja para gerar conhecimento através de pesquisa e a gestão das áreas protegidas. “Acreditamos que existem diversas iniciativas dentro deste conceito, desta área de trabalho, de diversas entidades e governos que são replicáveis para outras áreas. Esse tipo de encontro é importante para conhecer experiências das outras reservas, para poder trazer para nós experiências exitosas, buscando um maior intercâmbio com essas áreas”, concluiu Durigan.

Publicado em: 28.09.2007 10:06