Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Campus Flutuante da UFPA na abertura da Semana Nacional de C&T em Belém

Será lançado oficialmente no dia 1º de outubro, dentro da agenda da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Belém, o Campus Flutuante da Universidade Federal do Pará. Com diversas programações agendadas ao longo desta semana para visitas às ilhas de Combú e Cotijuba, o projeto será apresentado às 19h, no Catamarã Grão Pará, ancorado no cais da Escadinha (Estação das Docas).

O Campus Flutuante da UFPA foi criado a partir do projeto Ifnopap (O Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense), que teve início em 1994 e é hoje uma das grandes ações da universidade. Atualmente, por meio de levantamento e mapeamento de contos que envolvem mitos e lendas da Amazônia Paraense, o Ifnopap reúne mais de 5.300 narrativas, recolhidas em Belém e no interior do Pará, além de promover atividades de ensino, pesquisa e extensão, com enfoque multidisciplinar. O Campus Flutuante consolida a estrutura de <<universidade embarcada>> experimentada nos onze encontros anuais do Ifnopap, coordenado pela professora Socorro Simões (Centro de Letras da UFPA).

O Campus Flutuante é fruto da parceria entre a UFPA, o MCT, o projeto CentrALCiência, do Museu Paraense Emílio Goeldi, e o Corpo de Bombeiros (que cedeu o Catamarã Grão Pará para suas atividades). O projeto Piatam Mar, também coordenado pela UFPA, está entre as iniciativas que já participam de suas atividades. O campus abrigará laboratórios de pesquisa e percorrerá as comunidades ribeirinhas, possibilitando aos pesquisadores, estudantes e professores fazerem pesquisa in loco da cultura ribeirinha, línguas indígenas, qualidade dos rios e segurança das fronteiras.

 O Catamarã Grão Pará I funciona como embarcação ligada ao Corpo de Bombeiros do Pará há três anos. Tem 48 metros de comprimento, com capacidade para 28 tripulantes e possibilidade de lotação de 400 pessoas. Foi a única embarcação do Brasil vinculada a um grupamento de bombeiros e atualmente encontra-se cedida ao Campus Flutuante. Dotada de espaços para consultório, o Grão Pará também está apto a realizar ações sociais em comunidades ribeirinhas.

 *Semana de C&T - *O projeto Campus Flutuante aporta na Ilha do Combú no dia 03 de outubro, e na Ilha de Cotijuba no dia 05, para cumprir uma extensa programação que inclui ações de saúde e palestras sobre produtos florestais, mito e meio ambiente, línguas indígenas, reaproveitamento de descartáveis, lixo e uso dos recursos hídricos na região metropolitana. A agenda faz parte da Semana Nacioonal de Ciência e Tecnologia.

O evento nacional acontecerá de 1º a 7 de outubro em várias cidades brasileiras. Durante uma semana, instituições de pesquisa de todo o País promoverão programações diversas para aproximar o público de suas produções científicas. Com coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano tem como tema principal o planeta Terra.

*O projeto Piatam Mar - Potenciais Impactos Ambientais do Transporte de Petróleo e Derivados na Zona Costeira Amazônica – participa da Semana com palestras e atividades de coleta seletiva de lixo. As atividades do projeto estão integradas na ação conjunta que reúne os projetos CentrAlCiência do MPEG e o Campus Flutuante da UFPA. Os pesquisadores do Piatam Mar acompanham a programação do Campus Flutuante nas ilhas (03 e 05 de outubro) e estarão também no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi no próximo dia 06, quando a instituição celebra seus 141 anos de
funcionamento.

 * Temas - *Monitoramento por satélites, o passado do homem no Marajó antes da chegada dos portugueses, as curiosidades do encontro entre o rio Amazonas e o oceano Atlântico e a coleta seletiva de lixo em rios e praias na costa amazônica serão os temas que o projeto Piatam Mar levará para a programação da próxima Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Belém.

 <<Olhando a terra pelo satélite - o que faz o sensoriamento remoto>>, será o tema da palestra com Wilson Rocha, do Laboratório de Análises de Imagens do Trópico Úmido, LAIT, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (UFPA). Por sua vez, o Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos da Amazônia – Gemam (vinculado ao Projeto Piatam Mar e ao Museu Goeldi) promove ainda a campanha <<Vamos limpar praias e rios?>>, com Alexandra Costa, Angélica Rodrigues, Renata Emim e Maura de Sousa. O Gemam foi o principal articulador da ação realizada no último dia 16 de setembro, na Ilha do Marajó (PA), quando cerca de 200 voluntários se mobilizaram em Soure para participar da programação especial pelo Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.

A atividade teve apoio de 105 crianças e adolescentes ligados ao núcleo marajoara do Projeto Navegar e recolheu mais de 350 quilos de garrafas e copos plásticos, vasilhames de vidro, latas, pedaços de isopor, cordas, redes de pesca, embalagens diversas e restos de cigarros. Eles percorreram a praia e a vila de pescadores do Pesqueiro e também toda a orla da cidade. O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é realizado em mais de 100 países todos os anos. No Brasil, no ano passado reuniu cerca de 14 mil voluntários em 60 cidades e retirou mais de 36 toneladas de detritos de praias e rios.

O Piatam Mar também apresenta duas videoconferências organizadas pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP), em parceria com o Museu Goeldi e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Na primeira, o geólogo Amilcar Mendes, pesquisador do Museu Goeldi e ligado ao Piatam Mar, falará sobre o tema <<O que acontece quando o rio Amazonas encontra o oceano Atlântico? Um passeio pela Costa Norte do Brasil>>. Por sua vez, a arqueóloga Denise Schaan (UFPA), pesquisadora do Piatam Mar e colaboradora do Museu Goeldi, também participa da programação com a conferência <<Marajó – da pré-história ao tempo do Brasil Colonial>>. As conferências serão as mesmas realizadas durante a 59ª Reunião Anual da SBPC, ocorrida este ano em Belém.

A programação da Semana Nacional no Pará começa dia 1º e prossegue até o dia 6 de outubro, tendo o Parque Zoobotânico do MPEG como principal local de atividades. O Parque do Goeldi está localizado na avenida Magalhães Barata, em Belém (PA) e as atividades da Semana acontecerão das 9h às 12h e das 14h às 17h. Para conhecer a programação completa da semana, acesse o site http://semanact.mct.gov.br.

 *Costa Amazônica *- O projeto Piatam Mar ( Publicado em: 30.09.2007 12:43