Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Castanhal e Bragança comemoram 20 anos de interiorização.


 
No período de 1º a 4 de outubro, os municípios de Castanhal e Bragança darão continuidade às comemorações de 20 anos do processo de interiorização da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Estes são o quarto e quinto campi a receberem a Administração Superior, com uma extensa programação, que inclui audiências com a comunidade acadêmica (professores, estudantes e técnicos administrativos) e com as populações locais, além de eventos culturais e entrevistas coletivas para a imprensa.
Até o final de novembro, todos os campi do interior receberão a comitiva formada pelo reitor Alex Fiúza de Mello, a vice-reitora Regina Feio e os pró-reitores da instituição. Os encontros com a comunidade acadêmica e a população local devem resultar na elaboração de um plano, para nortear as ações da Universidade em todas as regiões do Estado, nos próximos anos. O documento será entregue à próxima  equipe de Administração Superior, que assume o comando da universidade em julho de 2009.  
 
Campus de Castanhal - Em 14 de abril de 1978, no Ginásio de Esportes  aconteceu a Sessão Solene de assinatura do Convênio para a implantação da UFPA em Castanhal, a partir do Núcleo de Educação e do Serviço de Extensão. O Convênio foi assinado pelo então reitor da Universidade Federal do Pará, Aracy Amazonas Barreto, e pelo Prefeito da cidade, Almir Tavares Lima, com a participação de autoridades locais e da capital paraense.
Os primeiros cursos ofertados foram de Matemática, História, Letras, Geografia e Pedagogia, que beneficiariam também as Zonas Bragantina, Guajarina e Salgado.
Hoje, o campus da UFPA em Castanhal possui um total de 1,4 mil alunos matriculados nos 13 cursos ofertados no município. Além disso, possui um quadro de 70 professores, dos quais 15 são doutores, 34 mestres e seis especialistas. Destes, 13 estão afastados para a qualificação no doutorado.  
O campus concedeu somente neste ano, 42 bolsas entre estágio, extensão, iniciação acadêmica e iniciação científica.
Em relação ao Programa de Pós-Graduação do campus, o primeiro curso foi ofertado no ano de 2001 e hoje possui uma oferta de quatro cursos lato sensu, com 160 alunos matriculados e mais de 80 monografias apresentadas.
Atendendo às especificidades e potencialidades da região, a UFPA, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa de Expansão das IFES, busca fortalecer os cursos de Medicina Veterinária e Educação Física, com a contratação de docentes e técnico-administrativos, além de investimentos em infra-estrutura.
Em consonância com a política de expansão dos Programas de Pós-Graduação, a UFPA tem como meta a implantação do Mestrado em Medicina Veterinária, até o ano de 2009.
 
Campus de Bragança - O processo de interiorização do ensino superior atingiu, entre outras localidades, o município de Bragança. Este oferece desde 1987, os cursos de Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia. A partir de 1997, foram implantados os cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Licenciatura Plena em Ciências do ensino fundamental.
Com o objetivo de formar profissionais que atendam às necessidades da região, a Universidade Federal do Pará criou o Curso de Engenharia de Pesca. Além disso, fortaleceu os cursos já existentes, com a contratação de docentes e técnico-administrativos, assim como investiu em infra-estrutura.
Atualmente, o campus da UFPA em Bragança possui mais de mil alunos, matriculados nos 12 cursos ofertados no município e possui um quadro de docentes composto por 55 professores, dos quais 23 são doutores, 12 mestres e 08 especialistas.
Em Bragança, está o único campus da UFPA no interior do Estado que possui um programa de pós-graduação consolidado. Em 2006, com a aprovação da CAPES, foi implantado o Curso de Doutorado em Biologia Ambiental, representando um marco na política de interiorização da Universidade.
 
Publicado em: 01.10.2007 12:18